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Campus

Maracanaú

PPGER - Área do discente

Corpo discente

  • Corpo discente ativo
  • Corpo discente egresso

Cadastro dos projetos no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)

Para o cadastro de projetos de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do IFCE, deve-se seguir as normas apresentadas aqui.

Modelos de elaboração de dissertação

A elaboração da dissertação deve seguir os critérios, normas e modelo apresentados no site do IFCE.

Requisitos para titulação

  • A pessoa discente deve cumprir a totalidade de 24 créditos em disciplinas com aprovação e 6 créditos em dissertação;
  • Aprovação no exame de proficiência. (Ver outros detalhes no site do programa);
  • Ter tido produção técnico-científica juntamente com seu orientador, no período em que esteve cursando o mestrado, que atenda um dos seguintes critérios:
    • Um artigo publicado em evento apoiado por sociedade científica de reconhecimento nacional ou internacional;
    • Dois artigos publicados em eventos regionais ou locais;
    • Um artigo publicado em evento local e um artigo submetido a revista Qualis B1 ou superior;
    • Um artigo publicado em evento local e um artigo aceito em revista Qualis B4 ou superior;
    • Um artigo aceito em revista Qualis B2 ou superior;
    • Um depósito de patente no INPI.
  • Aprovação na qualificação (leia mais detalhes aqui ).
  • Aprovação na defesa da dissertação ( mais detalhes neste link). Acesse também o formulário modelo de requerimento de defesa (Clique aqui).

Obs.: O curso tem duração de 24 meses, com prazo máximo de até 30 meses para a defesa da dissertação.

Entrega de dissertação

Para realizar o depósito da dissertação, a pessoa discente, titular da Dissertação, deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo.

E deve anexar separadamente ao processo:

  1. Dissertação (Gerador de Ficha Catalográfica)
  2. Ata de Defesa de Dissertação;
  3. Recibo de Nada Consta da Biblioteca (emitido pela Biblioteca presencialmente ou online no perfil de usuário (clique aqui)
  4. Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório  Institucional do IFCE (clique aqui);
  5. Declaração de anuência do orientador(a).

Além disso, precisa:

  • Não ter pendências com outros setores do campus (armários, T.I entre outros);
  • Apresentar e anexar declaração de Validação da Dissertação ao respectivo Processo SEI.

Solicitação de diploma

Atenção: Apenas nessa etapa é possível solicitar declaração de conclusão de curso.

E deve anexar ao processo:

  1. Documento de Identidade ou da Carteira Nacional de Estrangeiros/RNE (para estrangeiros);
  2. Certidão de nascimento ou casamento (APENAS se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu RG e o nome que consta na Certidão);
  3. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  4. Comprovante quitação serviço militar (homens entre 19 e 45 anos);
  5. Título Eleitor;
  6. Comprovante de quitação eleitoral
  7. Declaração de validação da submissão de dissertação emitida pela biblioteca
  8. Certificado ou Comprovante de Exame de Proficiência em língua estrangeira, conforme regimento do programa de Pós-Graduação.

Procedimento na Secretaria do PPGER

  • Entrega do Diploma ao requerente na Secretaria de Pós-Graduação e anexação do Recibo de Entrega assinado ao respectivo Processo SEI.

Orientações para o agendamento do exame de qualificação

  • Preenchimento do formulário eletrônico de requisição (Clique aqui)
  • Entrega dos formulários preenchidos de “Requerimento de exame de qualificação” e o “Formulário de Cadastro de banca de qualificação”;
  • No documento “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” atentar ao preenchimento para cadastro de docente externo ao PPGER caso ele não possua cadastro no programa;
  • Uma cópia do trabalho (o trabalho de qualificação, em formato PDF);
  • Encaminhar os documentos supracitados para os e-mail ( ppger@ifce.edu.br) indicando a solicitação de exame de qualificação.

Orientações para defesa virtual

  • Deve ser realizada por meio da plataforma virtual Google Meet e agendado pelo orientador com seu e-mail institucional; o mesmo deve enviar o link para os participantes; recomenda-se agendar um teste anterior à data da defesa para verificar se todos estão se conectando sem problemas.
  • O convite com o link deve ser enviado também ao e-mail da Coordenação do PPGER, o qual será incluído na agenda de eventos do programa em sua página virtual, de forma que se garanta que a mesma está sendo realizada de forma pública, assim os que desejarem podem acessar e assistir.
  • Solicitamos aos membros da banca, os quais não tenham cadastro no SEI do IFCE, que realizem o cadastro como usuário externo visando a assinatura da ATA.

Outros Formulários

Publicada em 2 de Julho de 2025 às 11:41 (há 2 semanas, 1 dia)
Atualizada em 11 de Julho de 2025 às 10:19 (há 6 dias, 10 horas)