PPGER - Área do discente
Corpo discente
- Corpo discente ativo
- Corpo discente egresso
Cadastro dos projetos no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP)
Para o cadastro de projetos de pesquisa no Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) do IFCE, deve-se seguir as normas apresentadas aqui.
Modelos de elaboração de dissertação
A elaboração da dissertação deve seguir os critérios, normas e modelo apresentados no site do IFCE.
Requisitos para titulação
- A pessoa discente deve cumprir a totalidade de 24 créditos em disciplinas com aprovação e 6 créditos em dissertação;
- Aprovação no exame de proficiência. (Ver outros detalhes no site do programa);
- Ter tido produção técnico-científica juntamente com seu orientador, no período em que esteve cursando o mestrado, que atenda um dos seguintes critérios:
- Um artigo publicado em evento apoiado por sociedade científica de reconhecimento nacional ou internacional;
- Dois artigos publicados em eventos regionais ou locais;
- Um artigo publicado em evento local e um artigo submetido a revista Qualis B1 ou superior;
- Um artigo publicado em evento local e um artigo aceito em revista Qualis B4 ou superior;
- Um artigo aceito em revista Qualis B2 ou superior;
- Um depósito de patente no INPI.
- Aprovação na qualificação (leia mais detalhes aqui ).
- Aprovação na defesa da dissertação ( mais detalhes neste link). Acesse também o formulário modelo de requerimento de defesa (Clique aqui).
Obs.: O curso tem duração de 24 meses, com prazo máximo de até 30 meses para a defesa da dissertação.
Entrega de dissertação
Para realizar o depósito da dissertação, a pessoa discente, titular da Dissertação, deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo.
E deve anexar separadamente ao processo:
- Dissertação (Gerador de Ficha Catalográfica)
- Ata de Defesa de Dissertação;
- Recibo de Nada Consta da Biblioteca (emitido pela Biblioteca presencialmente ou online no perfil de usuário (clique aqui)
- Termo de Autorização para Disponibilizar Trabalho Final no Repositório Institucional do IFCE (clique aqui);
- Declaração de anuência do orientador(a).
Além disso, precisa:
- Não ter pendências com outros setores do campus (armários, T.I entre outros);
- Apresentar e anexar declaração de Validação da Dissertação ao respectivo Processo SEI.
Solicitação de diploma
Atenção: Apenas nessa etapa é possível solicitar declaração de conclusão de curso.
- Início do processo (Protocolo/SEI IFCE)
- A pessoa discente titular do direito ao diploma deve abrir um requerimento no SEI IFCE, no perfil de membro externo.
E deve anexar ao processo:
- Documento de Identidade ou da Carteira Nacional de Estrangeiros/RNE (para estrangeiros);
- Certidão de nascimento ou casamento (APENAS se houver divergência na acentuação e/ou cedilha entre o seu RG e o nome que consta na Certidão);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante quitação serviço militar (homens entre 19 e 45 anos);
- Título Eleitor;
- Comprovante de quitação eleitoral
- Declaração de validação da submissão de dissertação emitida pela biblioteca
- Certificado ou Comprovante de Exame de Proficiência em língua estrangeira, conforme regimento do programa de Pós-Graduação.
Procedimento na Secretaria do PPGER
- Entrega do Diploma ao requerente na Secretaria de Pós-Graduação e anexação do Recibo de Entrega assinado ao respectivo Processo SEI.
Orientações para o agendamento do exame de qualificação
- Preenchimento do formulário eletrônico de requisição (Clique aqui)
- Entrega dos formulários preenchidos de “Requerimento de exame de qualificação” e o “Formulário de Cadastro de banca de qualificação”;
- No documento “Formulário de Cadastro de banca de qualificação” atentar ao preenchimento para cadastro de docente externo ao PPGER caso ele não possua cadastro no programa;
- Uma cópia do trabalho (o trabalho de qualificação, em formato PDF);
- Encaminhar os documentos supracitados para os e-mail ( ppger@ifce.edu.br) indicando a solicitação de exame de qualificação.
Orientações para defesa virtual
- Deve ser realizada por meio da plataforma virtual Google Meet e agendado pelo orientador com seu e-mail institucional; o mesmo deve enviar o link para os participantes; recomenda-se agendar um teste anterior à data da defesa para verificar se todos estão se conectando sem problemas.
- O convite com o link deve ser enviado também ao e-mail da Coordenação do PPGER, o qual será incluído na agenda de eventos do programa em sua página virtual, de forma que se garanta que a mesma está sendo realizada de forma pública, assim os que desejarem podem acessar e assistir.
- Solicitamos aos membros da banca, os quais não tenham cadastro no SEI do IFCE, que realizem o cadastro como usuário externo visando a assinatura da ATA.
Outros Formulários
Publicada em 2 de Julho de 2025 às 11:41 (há 2 semanas, 1 dia)
Atualizada em 11 de Julho de 2025 às 10:19 (há 6 dias, 10 horas)