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Jogo ensina educação financeira para crianças

Aplicativo gratuito usa linguagem e cenário do sertão nordestino

Publicada em 14/05/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:35

Já pensou como estariam suas finanças se você tivesse aprendido a tomar conta do seu dinheiro desde criança? Melhor ainda: e se você aprendesse brincando sobre educação financeira? Esse é um dos objetivos do jogo Grana, desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas e Internet das Coisas (Lasic) do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará. O aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) Android está disponível para download gratuito na Google Play Store.

O jogo é ambientado no cenário rural do sertão nordestino e utiliza linguagem simples para abordar conceitos como lucro, prejuízo, poupança, renda e planejamento financeiro. Segundo o professor Henrique Leitão, orientador do projeto, a intenção do aplicativo foi levar a temática da educação financeira a um público que não costuma ter acesso a esse tipo de conhecimento, “despertando a curiosidade dos alunos e ajudando a se tornarem adultos e cidadãos conscientes de seus gastos”.

O aplicativo é um desdobramento de duas iniciativas anteriores. A primeira delas foi o projeto Automatizando (2016-2017), uma iniciativa de extensão desenvolvida pelo professor Henrique Leitão e estudantes do curso de Gestão de Turismo para auxiliar empresários locais de Canindé com conceitos de gestão financeira por meio do uso de sistemas computacionais. A segunda foi o projeto Escola do Dinheiro, projeto de extensão que buscou ensinar gestão financeira de forma lúdica e divertida a crianças residentes na zona rural de Canindé. Já para o futuro, a próxima fase é  a correção dos bugs e a publicação de novas funcionalidades para o jogo.

O Grana é resultado de um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Lasic desde 2018, a partir da aprovação em edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Para isso, a equipe envolvida foi formada por professores da área de tecnologia, como o coordenador Henrique Leitão, de idiomas, como a professora Fernanda Leal, e de música, como o professor Deyvid Martins; já os estudantes dos cursos de Redes de Computadores e Gestão de Turismo atuaram como programadores (Luciana Pereira e Erialdo Freitas), designers (Andreza Ribeiro e Rafael Costa), roteiristas (Claudiane Gomes e Juliana Maciel) e testers (Ádila Colares, Erialdo Freitas e Aurício Santos).

Andressa Souza - jornalista do campus Canindé