CREaD participa de anúncio de novos polos da UAB
Publicada por Deborah Lima em 09/07/2025 ― Atualizada em 9 de Julho de 2025 às 11:58
A continuidade da ampliação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Ceará – anunciada em junho pelo Governo do Estado – foi pauta de encontro realizado ontem (08/07), no Palácio da Abolição, com representantes do Governo, de prefeituras contempladas e de instituições públicas de ensino superior que atuam no estado com educação a distância, incluindo o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Na ocasião, foram divulgados mais 40 municípios que poderão participar do programa e receber novos polos da UAB.
O coordenador adjunto da UAB no Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFCE, Luiz Régis Azevedo Esmeraldo, esteve presente no evento e afirma: “O projeto de expansão dos polos de educação a distância no Ceará, com um em cada município, é uma ação pioneira no Brasil e, ao mesmo tempo, desafiadora. Exige o engajamento das instituições públicas de ensino superior estaduais e federais, além das prefeituras. Espera-se que essa ampliação do programa possibilite aos munícipes cursarem graduações, pós-graduações e mestrados sem precisarem se deslocar aos grandes centros urbanos, onde está concentrada a maioria das universidades públicas.”
Segundo dados do Governo do Estado, há atualmente 115 polos da UAB em funcionamento no Ceará. Com o anúncio da ampliação, pretende-se alcançar, ainda neste ano, a marca de 153 polos de apoio presencial. Para 2026, a meta é chegar a 186 polos, fortalecendo ainda mais o projeto de ampliação do acesso à universidade e a democratização do ensino por meio do aumento da oferta de vagas pela UAB em todo o Estado.
