Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Extensão

Estudantes do programa Mulheres Mil lançam livro com histórias de vida

Publicação reúne relatos autobiográficos de 26 mulheres

Publicada por Marcelo Costa em 17/06/2025 Atualizada em 17 de Junho de 2025 às 19:41

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, lança, nesta quarta-feira (18), às 13h, no auditório da unidade, o livro "Minha história, minha força: relatos de vida das estudantes do programa Mulheres Mil". A obra reúne 26 relatos autobiográficos de alunas do curso de Assistente Administrativo, ofertado por meio do programa Mulheres Mil, uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção de formação cidadã e profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade.

O livro foi organizado pelo professor Carlos Cruz, docente do curso, e responsável por conduzir uma oficina de escrita autobiográfica com as estudantes. Conforme Cruz, a ideia surgiu após uma palestra sobre autocuidado feminino, ministrada pela pedagoga Luciana Medeiros, profissional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

“Durante a palestra, foram dados exemplos sobre relatos autobiográficos, e eu tive a ideia de fazer um livro em que as mulheres falassem de suas histórias. As mulheres que contribuíram na escrita se enquadram numa situação de certa vulnerabilidade. A necessidade de fazer com que todas escrevessem era para que elas mostrassem a diversidade de onde elas vieram, de onde partem e o que estão fazendo", conta.

Segundo o professor Carlos Cruz, o livro é o resultado de um processo de autoconhecimento, de valorização e de reflexão sobre o ser feminino numa cidade do interior do Ceará. As histórias relatadas na publicação revelam vivências marcadas por desafios e superações.

Para o organizador, a obra também tem forte valor coletivo. "Esse livro abre a possibilidade da gente ouvir essas vozes que muitas vezes não são ouvidas. A gente vai se reconhecendo nessas histórias. A gente vai reconhecendo uma irmã, uma mãe, uma aluna, uma amiga, uma filha, nessas mesmas vozes dessas mulheres", acrescenta.

Vailônia Cristina é uma das autoras do livro. Ela destaca a importância do projeto como instrumento de escuta, empoderamento e inspiração. “Esse livro vai ser publicado para que outras mulheres possam ler. Cada uma de nós temos a nossa história. Nossas vozes podem ser ouvidas", explica.

Ainda segundo a autora, o seu relato buscou destacar a importância dos estudos, falando sobre uma trajetória de superação, que foi do completo desencanto à transformação. "Eu acredito muito que a educação transforma pessoas, transforma vidas, assim como me transformou. Porque a Vailônia de hoje é totalmente diferente da Vailônia antes de entrar no IFCE", conta.

Eu acredito muito que a educação transforma pessoas, transforma vidas, assim como me transformou.

Vailônia Cristina, autora

O livro vai ser distribuído em formato de e-book para o público. As autoras receberão um exemplar impresso da obra durante o lançamento. O projeto gráfico foi desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação Social do campus Tabuleiro do Norte, com criação de Julio Pio e fotos de Ícaro Diógenes.

"A ideia foi criar algo que coloque no centro as participantes do projeto Mulheres Mil e suas vozes. O design editorial seguiu um caminho mais minimalista e de cores ensolaradas – é acima de tudo uma celebração de vida, de aflorar pro mundo, do cultivo de sonhos. Então optei para que tudo fosse sobre elas: a foto como principal elemento gráfico de cada capítulo, seus nomes como título e formas orgânicas para reforçar a ideia de florescer", explica Julio Pio, que também é coordenador de Comunicação Social do campus Tabuleiro do Norte.

O lançamento do livro integra a programação da IV Jornada de Letras. Toda a comunidade está convidada a participar do evento e prestigiar as autoras.

Lançamento:
"Minha história, minha força: Relatos de vida das estudantes do programa Mulheres Mil"
Data e horário:
18 de junho, às 13h
Local:
Auditório do campus Tabuleiro do Norte
Palavras-chave:
Lançamento Tabuleiro do Norte IFCE Mulheres Mil

Notícias relacionadas