TEATRO
Espetáculos teatrais são premiados no Ceará Encena
IFCE foi vencedor em 4 categorias e recebeu outras 10 indicações
Publicada por Jailson Neves em 12/05/2025 ― Atualizada em 13 de Maio de 2025 às 12:23
Os espetáculos Bando (sob direção da professora Circe Macena) e Línguas de Ananse: o Nosso Manifesto é a Festa (sob direção da professora Liliana Matos), vinculados ao curso de Licenciatura em Teatro do campus de Fortaleza do IFCE, foram destaques na 8ª edição do Prêmio Ceará Encena. A premiação, promovida pelo Grupo Arte de Viver, reconhece anualmente produções teatrais de relevância artística e cultural no estado.
Bando conquistou o prêmio de melhor atriz com a estudante Brena Deodato, além de ter recebido indicações em categorias como direção, figurino e cenário. A montagem expressa a saga de um bando de assujeitados que tramam distintas temporalidades entre sertões. Renascem no palco reivindicando um enterro, vivendo à sombra, repletos de informações, extraindo da realidade o ficcional.
Já Línguas de Ananse: o Nosso Manifesto é a Festa saiu vencedor nas seguintes categorias: autor/texto, direção e espetáculo. Além disso, o espetáculo teve indicações em categorias como ator, figurino e cenário. A montagem, fruto do processo artístico pedagógico da 36ª turma do curso de Licenciatura em Teatro, é um manifesto artístico-político inspirado nos ensinamentos comunitários, na relação entre corpo, território e nas resistências quilombolas. A encenação parte da imagem mítica de Ananse para tecer narrativas que evocam conexões entre sonho, tempo, festa e vadiagem, elementos que se tornam práticas de existência e resistência coletiva em um ato contracolonial.
Para Liliana Matos, coordenadora da Licenciatura em Teatro e diretora da montagem Línguas de Ananse: o Nosso Manifesto é Festa, as premiações e indicações são um reconhecimento à elaboração artística e pedagógica da ação de montagem de espetáculos feita junto aos estudantes durante o curso. “Embora sejamos uma Licenciatura em Teatro, persistimos na manutenção dessa prática por entendermos que o exercício artístico-pedagógico constrói uma experiência fundamental ao desenvolvimento da prática docente dos nossos licenciandos.”
A coordenadora da Licenciatura ainda enfatizou o importante papel realizado pelo curso na sentido de formação. " O Teatro do IFCE nutre um importante elo formativo e profissional na cidade de Fortaleza e no estado do Ceará, ao interligar a formação básica em teatro, advindo das escolas de artes do município, do estado, e das escolas livres, com as atividades e grupos profissionais, compondo a rede de formação e atuação artística".
Já a estudante Brena Deodato, agraciada com o prêmio de melhor atriz pela desenvoltura no espetáculo Bando, destacou a emoção de ser a vencedora na categoria. “Uma sensação de trabalho bem feito. De dever cumprido. Estávamos tratando de um tema (o Cangaço) muito sensível, o que pediu de nós estudo, dedicação e comprometimento com a veracidade, bem como com a forma que aquele trabalho chegaria ao público”.
A aluna premiada ainda destacou o importante papel da Licenciatura em Teatro na sua formação. “Foi fundamental para que eu chegasse até aqui. Ele me proporcionou uma base técnica, me desafiou artisticamente e me permitiu crescer como intérprete e como pessoa. A convivência com professores e colegas, os processos criativos e a vivência em sala de aula e no palco foram essenciais para que eu pudesse explorar minhas potencialidades e construir uma trajetória que me levou a esse reconhecimento pelo espetáculo Bando”.
O Prêmio Ceará Encena, realizado pelo Grupo Arte de Viver, celebra e reconhece os talentosos artistas que representam o teatro cearense, destacando os melhores artistas, espetáculos e produções do estado. Em sua 8ª edição, a cerimônia ganhou formato especial por celebrar os 25 anos do Grupo Arte de Viver.