Auxílios Estudantis
O que são os auxílios estudantis?
Você sabia que o IFCE tem um programa de auxílios financeiros para estudantes com matrícula regular?
Os auxílios estudantis ajudam os alunos do IFCE campus Crato a continuarem seus estudos, oferecendo apoio para que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades. Esses auxílios também buscam melhorar o desempenho dos estudantes e evitar que desistam ou fiquem para trás por causa de dificuldades sociais ou financeiras.
O programa oferta auxílios em forma de pecúnia, ou seja, o estudante recebe o pagamento em dinheiro na sua conta bancária.
Confira os auxílios ofertados no IFCE Crato
Auxílio-moradia - ajuda a pagar despesas com locação ou sublocação de imóveis pelo período de um ano, em doze parcelas mensais. O auxílio-moradia deve atender, prioritariamente, estudantes que são de fora da sede do campus e dependendem financeiramente da família de origem.
Auxílio-transporte - ajuda a pagar despesas do trajeto residência/campus/residência, nos dias letivos, durante um ano.
Auxílio-óculos - ajuda a pagar despesas para compra de óculos e/ou lentes.
Auxílio discentes mães/pais - ajuda a pagar despesas com filho(s) de até 12 anos de idade incompletos ou com deficiência, independentemente da idade. O auxílio é pago por um ano, em doze parcelas mensais, e pode ser concedido para até 02 (dois) filhos, de acordo com a disponibilidade do orçamento.
Quem pode solicitar?
Alguns auxílios são voltados apenas para estudantes em situação de vulnerabilidade social. Já outros são universais, que podem ser solicitados por qualquer estudante.
- São chamadas de vulnerabilidade social as baixas condições sociais e econômicas. Os principais indicadores de vulnerabilidade são: renda de trabalho informal, e/ou renda per capita de até um salário mínimo e meio, associado à presença de idosos, crianças, deficientes e/ou doenças crônicas ou degenerativas na família, dentre outros aspectos que podem comprometer as condições básicas de sobrevivência do estudante e sua família.
Para se inscrever, é preciso ter matrícula regular em curso técnico ou de graduação no campus. Também é preciso ter frequência mínima de 75% nas aulas.
Como posso me inscrever?
Para os auxílios moradia, transporte e discentes mães/pais, a seleção é feita por edital, com inscrições abertas em período específico, pelo Sisae.
O auxílio óculos não precisa de edital, mas os estudantes devem aguardar o lançamento da nota informativa e a abertura do período de inscrições.
Outras dúvidas frequentes
- Posso receber mais de um auxílio?
- Sim. O estudante pode solicitar quantos auxílios desejar, todavia o atendimento vai depender da disponibilidade orçamentária
do campus.
- Preciso ter uma conta bancária para receber o auxílio?
- Sim, para receber o auxílio é necessário que o estudante informe ao Serviço Social, pelo SISAE, uma conta bancária em seu nome. A conta pode ser corrente ou poupança e também são aceitas contas em bancos digitais. Não é possível realizar o pagamento em uma conta que não esteja no nome do estudante, mesmo que seja de alguém da família.
- A minha família não recebe o Bolsa Família, ainda posso concorrer aos auxílios?
- Sim, a comprovação de recebimento do Bolsa Família é apenas classificatória. Não
elimina ninguém do processo seletivo.
Acesso ao Sistema Informatizado de Assistência Estudantil (SISAE)
Passo a passo do Sisae
Confira o tutorial de acesso ao Sisae e saiba como fazer a sua inscrição
Publicada em 11 de Junho de 2025 às 12:18 (há 1 mês)
Atualizada em 17 de Junho de 2025 às 12:34 (há 4 semanas, 1 dia)