Educação Física
Estudantes desenvolvem projeto social com gestantes atendidas pelo CRAS
Iniciativa promoveu ações educativas sobre saúde física, nutrição e bem-estar no IFCE e no CRAS Santa Clara
Publicada por Andressa Sanches em 08/07/2025 ― Atualizada em 8 de Julho de 2025 às 17:26
Estudantes da licenciatura em Educação Física do campus de Canindé do Instituto Federal do Ceará (IFCE) desenvolveram, ao longo do primeiro semestre de 2025, um projeto voltado à promoção da saúde de sete gestantes atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Clara.
Intitulada "Informações que salvam: ações educativas durante o pré-natal para a promoção da saúde física, nutricional e preventiva das gestantes", a iniciativa nasceu dentro da disciplina de Projetos Sociais, ministrada pelo professor Erick Agapto no oitavo semestre do curso.
"O profissional de Educação Física atua em várias partes da área da saúde", comenta uma das idealizadoras da ação, a estudante Terilane Freitas. Ao ampliar o olhar para o público que poderia ser atendido pelos projetos da disciplina, Terilane Freitas e as colegas Larissa Silva, Alice Nascimento e Vaniele Morais perceberam que muitas gestantes desconhecem aspectos importantes relacionados aos seus cuidados no período pré-natal, o que pode comprometer a saúde da mãe e do bebê.
A partir dessa constatação, surgiu a ideia de um projeto para o acesso à informação de mulheres grávidas por meio de ações educativas, com foco em temáticas como alimentação, autocuidado e a prática de exercícios físicos durante a gestação.
As atividades foram planejadas em formato de encontros presenciais e colaborativos. O primeiro momento ocorreu no dia 12 de junho, no próprio CRAS, onde as grávidas atendidas pelo centro foram acolhidas pela equipe do IFCE, conheceram o projeto e participaram de um quiz nutricional baseado nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira.
No segundo encontro, realizado em 27 de junho no campus Canindé, a enfermeira Hélia Nunes conduziu uma roda de conversa abordando temas como alimentação saudável, amamentação, autocuidado e o direito das gestantes à presença do parceiro durante o pré-natal e o parto.
Já no terceiro encontro, realizado no dia 4 de julho também no IFCE, o foco foi na prática de atividades físicas durante o período gestacional. “A maioria das gestantes não tem o hábito de perguntar ao médico se estão autorizadas a praticar exercícios físicos", comenta a estudante Terilane Freitas. O momento foi conduzido pela professora Nimara Cruz e abordou os benefícios do movimento para o bem-estar da mãe e do bebê, além de orientações ergonômicas para as tarefas diárias da gestante.
- Palavras-chave:
- Educação Física Projeto social