Ubajara participa do 1º Intercâmbio de Incubadoras do IFCE
O processo de implantação da incubadora do campus está na fase de sensibilização dos alunos
Publicada em 16/09/2016 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:13

Aconteceu nessa quinta-feira(15), no campus de Ubajara, a palestra "Como transformar sua ideia em um negócio empreendedor", ministrada pela coordenadora de incubadoras de empresas do IFCE, Socorro Ribeiro, do campus de Fortaleza.
De acordo com Sabrina Soares, coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus de Tianguá, esse evento faz parte do projeto de extensão "Nascente incubadora", cujo objetivo é a implantação de incubadoras nos campi através da execução do plano de negócios e realização de convênios com parceiros. Os campi participantes são: Acaraú, Sobral, Tianguá e Ubajara.
"O passo inicial desse projeto é a sensibilização sobre a cultura empreendedora que começa com a realização dessa palestra. O que estamos tentando fazer é despertar o potencial empreendedor dos alunos", comentou Sabrina.
Alguns alunos do campus já demonstraram interesse, como é o caso de Laísla Vieira Coutinho, aluna do 4º período de gastronomia. Ela já pensa em montar seu próprio negócio. "Gostei muito da palestra, pois me esclareceu muitas coisas. Eu e alguns colegas do curso queremos montar nossa empresa na área de alimentos e é fundamental participar desses eventos", disse Laísla.
IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORAS
A incubadora do campus de Ubajara terá como objetivo principal dar apoio aos potenciais negócios inovadores de alunos e egressos do IFCE-Ubajara, desenvolvendo a região, considerando sua vocação econômica e os cursos aqui instalados.
Os responsáveis pela implantação de uma incubadora no campus de Ubajara são a professora Otília Mônica Alves e o engenheiro agrônomo Cícero Costa. Eles estão sendo apoiados pela Coordenadoria de Pesquisa e Extensão do campus.
Segundo a professora Otília, esse processo está começando. "Estamos na fase de sensibilização, tentando mostrar para os alunos a importância de termos uma incubadora de empresas no campus". Ainda de acordo com ela, o próximo passo será a estruturação de um espaço para receber "os estudantes empreendedores".
"A previsão é de que, pelo menos até 2017, a incubadora do campus de Ubajara esteja pronta para funcionar. Mas, desde já, os alunos que tenham ideias empreendedoras podem nos procurar ", contou a professora.