IFCE Tianguá expande sistema hidropônico
Publicada em 18/06/2019 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:56

O cultivo de hortaliças folhosas em sistema hidropônico na Serra da Ibiapaba já é uma realidade há alguns anos, destacando-se a alface e, mais recentemente, em menor escala, o coentro. No entanto, o cultivo em grande parte é realizado apenas com conhecimento empírico ou com ajuda técnica, muitas vezes não capacitada nesse sistema de produção. Pensando nisso, o IFCE implantou um laboratório de hidroponia no Campus Tianguá, o Hidroifce, com o intuito de promover treinamento aos estudantes e produtores locais.
Inicialmente foram introduzidos a alface e o coentro em sistema NFT (Técnica do Filme Nutritivo). Há pouco tempo uma pesquisa com morango, realizada pelo prof. Cley Anderson de Silva Freitas, apresentou resultados bastante significativos e importantes para região.
Sob responsabilidade do prof. José Adeilson Medeiros, o teste agora tem sido com pimentões e tomates. Produzidos em vasos plásticos, a pesquisa de início, visa à observação do comportamento dessas culturas em vasos preenchidos com brita (mistura britas 0 e 1) e fornecimento de solução nutritiva balanceada.
Segundo José Adeilson, “uma das principais dificuldades do cultivo dessa hortaliça nesse sistema é o manejo da solução nutritiva que, durante o ciclo da cultura, precisa ser reformulada duas ou três vezes para atender à necessidade nutricional da planta em suas diferentes fases (crescimento, florescimento e frutificação). Mas os resultados têm sido promissores, e o sistema está sendo ampliado para mais observações”.
Anualmente, no segundo semestre, o IFCE Campus Tianguá oferta curso de extensão (40 horas) em Cultivo Hidropônico. São disponibilizadas 35 vagas com aulas no período da noite. O próximo está previsto para agosto, e as inscrições devem iniciar a partir de julho. Acompanhe nossa página oficial para não perder o período de inscrição.