Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes de Agricultura visitam empresa produtora de coco

Intuito da visita técnica foi conhecer produção de coco orgânico

Publicada em 15/09/2017 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 10:02

Os estudantes do 4º semestre do curso de Agricultura do IFCE campus de Tianguá conheceram, na última quinta-feira (14), a fazenda Boa Esperança, localizada no município de Camocim, a fim de conhecer o sistema de produção de coco orgânico, desde a implantação do pomar, manejo do solo e irrigação, tratos culturais, controle de pragas e doenças até a colheita da produção.

O professor de Agricultura Clemilton Ferreira aponta que os alunos puderam observar o funcionamento do sistema de irrigação da propriedade, que é totalmente automatizado. Além disso, o docente destaca que a visita foi importante para que os alunos observassem na prática alguns dos conceitos abordados no decorrer da disciplina de Fruticultura.

A aluna Maria Tauane Pereira de Souza explica que a visita técnica realizada na fazenda foi muito produtiva, pois foi uma oportunidade para obter vários conhecimentos sobre toda a cadeia de produção e processamento do coco orgânico desde o plantio até a comercialização. "Foi possível ver bem de perto todos os setores de produção, como são feitos os tratos culturais, o manejo de controle de pragas e doenças, e como é feito o sistema de composto orgânico reutilizando os restos culturais do coco como cascas, fibras, cinza das caldeiras para fazer os compostos orgânicos", aponta a estudante.

A fazenda

A empresa Ducoco, responsável pela fazenda Boa Esperança, em Camocim, cultiva coco a fim de produzir água de coco, coco ralado, óleo de coco e outros produtos destinados para os mercados interno e externo.  A empresa detém o selo de maior importância na área, que é o da Rainforest Aliança,  tornando-se a maior fazenda de coco certificada pelo Rainforest no Mundo e a 1° do Brasil.