Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Turmas de Agronegócio visitam fazenda orgânica

O objetivo da experiência foi complementar o aprendizado teórico em sala de aula

Publicada em 26/09/2016 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:49

Alunos do curso técnico em Agronegócio do campus de Tauá visitaram, no último sábado (24), a fazenda orgânica Meri Pobo, em Jaguaruana, na região do Vale do Jaguaribe. As turmas do primeiro e do quarto semestre tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de produção de frutas orgânicas em larga escala da empresa austríaca.

Os estudantes permaneceram na empresa multinacional durante toda a manhã e aprenderam sobre adubos naturais, técnicas de plantio e colheita das frutas e também sobre o processo de exportação a outros países e estados. João Rezende, 17, está no primeiro semestre do curso e pensa em fazer graduação em Agronomia. Ele considera produtiva a visita técnica à fazenda de orgânicos, uma tendência da atualidade: "Você conhece como é o mercado de trabalho e é bastante estimulado a querer fazer Agronomia e se especializar nessa área".

A viagem a Jaguaruana, distante cerca de 390 km do município de Tauá, foi organizada pelos professores Rafael Nepomuceno, que ministra a disciplina de Introdução ao Agronegócio, e Alan Sombra, da disciplina de Tecnologia de Produtos Agrícolas. Experiências externas como essa já fazem parte da rotina dos alunos. Alan, que também é chefe do Departamento de Ensino do campus, enfatiza que elas são importantes para que os alunos saibam como está o Agronegócio no Ceará. "A visita técnica tem como objetivo aliar o que o aluno vê em sala de aula com a prática no campo. Isso abre a mente deles", explica.

Por: Larissa Lima (Tauá)