Tauá convida para fórum sobre Projeto Pedagógico
Reunião será no próximo dia 31; objetivo é elaborar documento democraticamente
Publicada em 23/08/2017 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:48
O IFCE de Tauá convida toda a comunidade de Tauá para participar, no dia 31 de agosto, às 17h15, do fórum que debaterá a elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFCE. A reunião, organizada pela Coordenação Técnico-Pedagógica (CTP) do campus, tem o objetivo de promover a construção, de maneira cooperativa e dialógica, do documento que orientará as ações educativas da instituição.
A pedagoga Prucina Bezerra ressalta que é fundamental a presença de todos para que esse processo seja de fato coletivo: "O Projeto Pedagógico é o embasamento pedagógico para a construção do campus. A comunidade é chamada para que ela, de uma forma democrática, participe da elaboração para dizer o que se quer, qual cidadão a gente quer formar".
A programação terá início com explicações acerca do conceito e dos objetivos do PPI e sobre o cronograma e a sistemática de elaboração do documento. Em seguida, será realizada uma mesa redonda com os professores Valdriano Ferreira, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Rodrigo Cavalcante, do IFCE, sobre as concepções centrais de ser humano, sociedade, cultura, ciência, tecnologia, trabalho, educação e currículo que devem compor o texto do projeto. Em seguida, todos os presentes terão espaço para opinar e dar sugestões a respeito das exposições.
Comunidade interna
No dia 30 de agosto, às 15h15, haverá um fórum voltado apenas aos docentes, técnicos administrativos, alunos e terceirizados do campus. As pautas são a trajetória do IFCE na educação profissional, em que se discutirá a expansão do instituto e o compromisso com o desenvolvimento regional, e os princípios pedagógicos, envolvendo pesquisa, interdisciplinaridade e respeito à diversidade. A reunião contará também com relatos do ex-aluno de Telemática Áquilas Cavalcante e do professor Edmilson Moreira sobre empreendedorismo para o desenvolvimento local. O momento será finalizado com a socialização das ideias, propostas e sugestões dos participantes.
Para setembro, estão previstos mais três fóruns. Todas as demandas e contribuições oriundas das reuniões serão agregadas às de outros campi do IFCE para a elaboração do PPI.
Por: Larissa Lima (Tauá)