Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Tauá adere à campanha Novembro Azul

Ações incluem entrega de material educativo, vacinas e ornamentação do campus

Publicada em 08/11/2016 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:49

Uma série de ações alusivas à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de combater o câncer de próstata, será realizada no campus de Tauá durante todo o mês. Para começar, no dia 8 a enfermeira Ítala Keane abrirá a programação com um momento de conversa no pátio com os alunos dos cursos de Agronegócio e Telemática para conscientizá-los sobre cuidados que devem ter com a saúde.

"O público masculino geralmente tem uma resistência a ir ao serviço de saúde e realizar exames de rotina. A campanha vem justamente fazer com que esses homens percebam a importância de ir ao serviço para manter sua saúde, e não só quando estiverem apresentando algum problema", ressalta Ítala. Causas externas que afetam principalmente a população masculina também serão debatidas, como violência, alcoolismo e tabagismo.

No dia 9, será ofertado o serviço de verificação de glicemia capilar, pressão e Índice de Massa Corporal (IMC) a todos que estiverem no campus. Já no dia 10, o foco será a saúde reprodutiva, com realização de teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e distribuição de preservativos.

Na semana seguinte, no dia 16, a comunidade terá a oportunidade de se vacinar contra o tétano e a hepatite B. Finalmente, durante o Universo IFCE, nos dias 23 e 24, haverá novamente serviço de verificação de pressão e IMC. Além disso, a programação também inclui a entrega de material educativo, a ornamentação do campus e a iluminação da entrada com a cor azul, que caracteriza a campanha.

As campanhas de saúde promovidas pelo IFCE de Tauá são organizadas pela Assistência Estudantil do campus e buscam contribuir para a formação integral dos alunos, preservando o bem-estar físico, mental e social.

Programação
08/11 – Abertura da campanha Novembro Azul
09/11 – Atenção às doenças crônicas: verificação de glicemia capilar, pressão arterial e Índice de Massa Corporal (IMC)
10/11 – Atenção à saúde reprodutiva: realização de teste rápido de DSTs e distribuição de métodos contraceptivos
16/11 – Atenção às doenças infecciosas: imunização de hepatite B e tétano
23 e 24/11 – Atenção às doenças crônicas: verificação de pressão e IMC

Por: Larissa Lima (Tauá)