Projeto de Tauá lança série de vídeos educativos
Agravos comuns à saúde de adolescentes são retratados
Publicada em 31/01/2018 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:45

Foi lançada, nesta semana, uma série de vídeos produzidos no projeto de extensão do IFCE de Tauá "Protagonismo juvenil em cena: enfoques da promoção da saúde". Em quatro episódios de cinco minutos, são retratados, por meio de entrevistas e dados científicos, agravos comuns à saúde dos adolescentes de escolas públicas do município. São eles: acidentes de trânsito, arboviroses (dengue, zika e chikungunya), infecções sexualmente transmissíveis e bullying. Todos os episódios estão disponíveis no canal do campus no YouTube.
O projeto foi selecionado pelo edital do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (Papex) em 2017 e executado pelo setor de Enfermagem do campus de Tauá, em parceria com o setor de Comunicação Social. A equipe foi composta também por três bolsistas do curso de Telemática, pelo psicólogo Jobson Vital e por colaboradores voluntários. O objetivo era reduzir os danos à saúde do público adolescente por meio da elaboração e divulgação de vídeos educativos em escolas da região. "O nome Protagonismo juvenil, além de ter esse caráter de participação, se deve à inclusão dos adolescentes nas gravações dos vídeos como uma forma de chamar a atenção deles e dos colegas", explica Ítala Keane, enfermeira do campus.
As pesquisas para elaboração dos vídeos foram feitas com alunos, professores e gestores das escolas Liceu de Tauá, Monsenhor Odorico de Andrade e Dorinha Cidrão. Também foram obtidos dados da Secretaria Municipal de Saúde. Em dezembro do ano passado, as quatro produções foram exibidas e debatidas nas escolas participantes do projeto. O próximo passo é divulgar os resultados em eventos científicos e periódicos da CAPES, em forma de artigo científico.
Por: Larissa Lima (Tauá)