Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Observadores da natureza compartilham previsões em Tauá

Experiências indicam que inverno será bom, mas dentro da média em 2023

Publicada em 18/01/2023 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:48

O IFCE de Tauá recebeu, no dia 12 de janeiro, o VI Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns. O tradicional evento organizado pelos campi de Boa Viagem e Tauá em parceria com a Prefeitura Municipal de Tauá contou com a presença de conhecidos observadores da natureza e artistas populares da região.

Os participantes foram recebidos com uma apresentação da Orquestra Municipal Chico Clarinete e com uma mesa de café da manhã. Em seguida, no auditório, o público de estudantes, servidores, produtores rurais, autoridades políticas e curiosos puderam ouvir as aguardadas palavras dos profetas. As falas foram intercaladas com apresentações de cordéis, poesias e repentes. O momento teve ainda a perspectiva científica de Expedito Danusio de Souza, professor do IFCE de Crato e estudioso na área da meteorologia.

Previsões

Para o agricultor Totonho Alves, de 77 anos, a observação do comportamento das formigas aponta que o inverno será mediano na quadra chuvosa que vai de fevereiro a maio. Já Titico Baia, de 70 anos, trouxe previsões mais otimistas. Baseado em observações feitas em setembro e outubro do ano passado, ele afirmou que neste ano teremos um bom inverno e aconselhou que as plantações sejam feitas a partir do mês de março. "O dia 17 de março é uma data de chuva em todo o Ceará", afirmou.

O produtor Zé Roberto Oliveira, além de mostrar seus conhecimentos de radiestesia, uma técnica usada para encontrar fontes de água com galhos de árvores, também compartilhou sua previsão observada a partir de 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, até o dia de Natal: "Em março, abril e maio vai ter muita chuva". Valderez de Lima, que sempre participa do encontro, aprendeu com o pai a analisar a posição da estrela D'Alva e aposta em inverno bom o suficiente para garantir forragem para os animais.

O Secretário Municipal da Cultura, Turismo e Lazer Radir Rocha destacou a importância do encontro promovido pelo IFCE: "Nós estamos diante de pensadores que se dedicam a observar os fenômenos da natureza e enriquecer esse debate que estimula também a ciência". O reitor do IFCE, Wally Menezes, também esteve presente no evento e revelou a intenção de "levar esse momento para outros campi do IFCE e museus e transformar isso em um programa". O ex-vice-governador do Ceará, Domingos Filho, parabenizou o IFCE pela abertura às tradições da comunidade. "Essa interação com todas as instituições e a sociedade é o cumprimento da missão extraordinária da academia", afirmou.

O VI Encontro dos Profetas da Chuva da Região dos Inhamuns teve patrocínio da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos dos Inhamuns, do Banco do Nordeste e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tauá.

Larissa Lima - Campus de Tauá