NAPNE de Tauá promove capacitação de servidores
Seminário abordará a inclusão de alunos com deficiência visual
Publicada em 26/03/2018 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:48
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) de Tauá promove, nos dias 3 e 4 de abril, um seminário de capacitação para servidores técnicos e docentes do campus no qual serão abordadas práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes com deficiência visual. A capacitação será orientada por Lara Lima e Carlos Viana, integrantes do Projeto Acesso do Museu de Cultura Cearense (MCC), que viabiliza o acesso de pessoas com deficiência a exposições de arte.
O seminário tratará, no primeiro dia, de abordagens referentes à audiodescrição e ao sistema de escrita Braille e de aspectos teóricos e práticos do sistema operacional DOSVOX. No dia seguinte, serão formados grupos para orientações pedagógicas e construção de diretrizes a respeito de métodos de ensino para estudantes com deficiência visual.
Além dos servidores do campus, também são convidados a participar da capacitação gestores da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) 15 responsáveis pela área de educação especial; profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino; a equipe do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE) de Tauá; assim como representantes de instituições de ensino que não tenham AEE e escolas de Ensino Médio.
PROGRAMAÇÃO
03/04 – Terça-feira
8h às 11h30 – Abordagens referentes à audiodescrição e ao Braille (auditório do IFCE)
13h30 às 16h30 – DOSVOX: Aspectos teóricos e práticos (laboratórios de Informática do IFCE e Cidade Digital)
04/04 – Quarta-feira
8h às 11h30 – Formação de grupos para orientações pedagógicas referentes a métodos de ensino para alunos com deficiência visual
13h30 às 15h – Construção de diretrizes dos métodos pedagógicos para alunos com deficiência visual nos diferentes níveis de ensino
15h15 às 17h – Socialização das diretrizes construídas pelos grupos / Avaliação do seminário
Por: Larissa Lima (Tauá)