Maio de 68 é tema de seminário em Tauá
Evento será realizado nos dias 10 e 11 de maio, no auditório do campus
Publicada em 28/04/2018 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:52
1968 foi um ano fundamental para o avanço dos direitos humanos em diversos países. No mês de maio, jovens franceses davam início a um movimento de luta pela liberdade de expressão, pela liberdade sexual e pelos direitos da classe trabalhadora, dos estudantes, das mulheres, dos negros e da população LGBT. Levando em consideração a repercussão das ideias desenvolvidas nesse período na sociedade atual, cinco décadas depois, professores do IFCE de Tauá promovem nos próximos dias 10 e 11 o seminário "50 anos de Maio de 68: balanços e perspectivas".
A abertura do evento será no dia 10, a partir das 18h30, no auditório do campus, com uma palestra do professor Edmilson Maia Júnior, da Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) de Quixadá. Ele apresentará um panorama sobre o tema do evento, abordando aspectos históricos, políticos, sociais e culturais.
No dia 11, a programação tem início também às 18h30 com uma mesa redonda que debaterá Literatura, História e Filosofia no contexto do Maio de 68. A mesa será composta por Marco Vasconcelos, pesquisador na área de Linguística da Uece de Fortaleza, e Rodrigo Cavalcante, professor de História do IFCE de Tauá. Para Rodrigo, um dos organizadores do seminário, a reflexão sobre esse período é relevante no atual contexto social e político: "Neste momento em que estamos vivendo uma onda de autoritarismo e posturas fascistas, debater o Maio de 68 é debater liberdade".
O evento contará também com exibição de vídeos e uma apresentação musical do cantor Franzé Mota e do violonista Renato Mendes, na qual serão interpretadas canções que marcaram a época no Brasil, como "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, e "Alegria, alegria", de Caetano Veloso. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.
50 anos do maio de 68: balanços e perspectivas
PROGRAMAÇÃO
10/05 – Quinta-feira
18h30: Apresentação cultural
19h: Palestra de abertura "50 anos de maio de 68: balanço e perspectivas". Palestrante: Prof. Edmilson Maia Júnior (FECLESC/Uece Quixadá)
11/05 – Sexta-feira
18h30: Mesa Redonda "Literatura, História e Filosofia no contexto de maio de 68". Componentes: Prof. Marco Vasconcelos (Uece Fortaleza) e prof. Rodrigo Cavalcante (IFCE Tauá) Mediação: Prof. Felipe Monteiro (IFCE Tauá)
20h: Intervalo
20h20: Debate sobre o tema da mesa redonda
21h: Encerramento: Apresentação artística - Profa. Cássia (IFCE Campus Tauá) / Exibição de vídeo com músicas e imagens históricas referentes a maio de 68
Por: Larissa Lima (Tauá)