Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

InstrumenTauá de abril celebra Dia Nacional do Choro

Evento terá parceria entre projeto Varanda Brasilis e Marina Morais

Publicada em 13/04/2018 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:52

O InstrumenTauá, projeto que propõe a realização de atividades musicais no IFCE de Tauá, vai homenagear neste mês o Dia Nacional do Choro, comemorado no dia 23 de abril. A data marca o nascimento do músico carioca Pixinguinha (1987-1973), um dos maiores representantes do gênero musical nascido no século XIX em bares e botecos do centro do Rio de Janeiro.

Para apresentar o chorinho à população tauaense, o evento traz a estreia do projeto de música instrumental Varanda Brasilis, formado pelos servidores do campus de Tauá Renato Mendes Rosa (violão), Jardel Leite (sax e flauta) e Felipe Brito (percussão e sax). A proposta do projeto é trabalhar com gêneros musicais que identificam o país, como choro, samba, baião e maracatu, e estar sempre aberto a parcerias. "O Varanda é um espaço onde a gente pode receber as pessoas para ouvir e fazer música brasileira", explica Renato. Para acompanhar o trio neste primeiro concerto, a convidada será a professora de canto e regente do coral do IFCE de Canindé Marina Morais. O público poderá conferir, portanto, diversos choros em versões instrumentais e cantadas.

O InstrumenTauá tem início às 18h30, no auditório do campus, e é aberto ao público.

Oficina de Técnica Vocal
A professora Marina Morais ministrará, no dia 24 de abril, das 8h às 11h, uma oficina gratuita de Técnica Vocal voltada a todos que desejam aprender técnicas básicas do canto. As 20 vagas ofertadas já foram preenchidas por meio de inscrição on-line de 6 a 10 de abril. Confira aqui a lista dos classificados.

Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marina Morais leciona atualmente no IFCE de Canindé na área de Música – Canto Popular, onde coordena o coral do campus e ministra aulas no curso de extensão de Técnica Vocal: canto popular solo e coletivo. Em Fortaleza, atuou em diversos espetáculos musicais de teatro, como "A viúva alegre" (2007), "Os Saltimbancos" (2008), "Você não consegue parar" (2009) "Um dia desses" (2010) "A noiva e o condutor" (2011) e "Prometemos não chorar" (2013-2015).

SERVIÇO
InstrumenTauá
Data: 23 de abril
Horário: 18h30
Local: Auditório do IFCE de Tauá (Rua Antônio Teixeira Benevides, 01, Colibris)
Gratuito

Oficina de Técnica Vocal
Data: 24 de abril
Horário: 8h às 11h
Local: Auditório do IFCE de Tauá (Rua Antônio Teixeira Benevides, 01, Colibris)
Gratuito / Inscrições encerradas