IFCE Tauá terá novo bloco de salas de aula
Obras terão início em outubro deste ano
Publicada em 28/07/2020 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:52
Um novo bloco de salas de aula será construído no campus Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em outubro deste ano. O edital de licitação para as obras foi lançado pela reitoria da instituição, num valor total de R$ 3,5 milhões, e contemplará ainda as unidades de Aracati, Acaraú, Camocim, Crateús, Juazeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Umirim. O prazo de conclusão é de cinco meses.
A edificação será composta por cinco salas de aula com capacidade para até 35 alunos, totalizando um potencial acréscimo de até 175 estudantes por turno de funcionamento da unidade. As verbas para as obras são oriundas de emendas da bancada cearense e do relator do orçamento da União, o deputado federal Domingos Neto (PSD), após ações de gestão e sensibilização capitaneadas pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe, junto aos parlamentares do Ceará no Congresso Nacional em 2019.
Novos laboratórios
O bloco, localizado ao lado da quadra esportiva do campus, abrigará ainda três laboratórios voltados às áreas de Leite e Derivados, Carne e Derivados, Análise de Alimentos e Reprodução e Sanidade Animal. Esses espaços servirão tanto para atender às necessidades da região quanto para dar suporte ao curso técnico em Agropecuária do campus.
Os laboratórios deverão ser utilizados também no curso técnico em Agroindústria, cujo Projeto Pedagógico está em fase de desenvolvimento para ser apresentado ao Conselho Superior (Consup) do IFCE. O objetivo é que o novo curso seja ofertado no turno noturno, como parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).
A construção e a aquisição dos equipamentos dos laboratórios serão realizadas a partir de recursos previstos em emenda parlamentar do deputado federal Denis Bezerra (PSB).
Consolidação
Com a conclusão da obra, o campus de Tauá terá um total de três blocos didáticos disponíveis para atividades de ensino, pesquisa e extensão. "Nós vamos ter condições de concluir as integralizações dos cursos existentes, assim como a nova oferta de um curso técnico, para que melhorem os nossos indicadores diante das exigências do Ministério da Educação", ressalta o diretor-geral do campus, José Alves Neto.
Segundo a Pró-reitoria de Administração e Planejamento do IFCE, a complementação da infraestrutura física dos campi contemplados está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, a fim de ampliar a oferta dos espaços de ensino na instituição.
Pandemia
O IFCE esclarece, por ocasião da pandemia de Covid-19 no Ceará, que as atividades de construção civil já estão liberadas pelo Governo do Estado. A instituição exigirá das empresas vencedoras do certame licitatório que tomem todas as providências previstas nos protocolos de segurança para atividades do ramo, tais como uso de máscaras, medidas de higiene e distanciamento social, a fim de evitar riscos à comunidade local e aos próprios funcionários que forem trabalhar nas obras.
Larissa Lima – Campus Tauá (com informações da Comunicação Social/Reitoria)