Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes de Telemática aprovam artigo em congresso de tecnologia assistiva

Trabalho também foi publicado em livro digital sobre Ciência da Computação

Publicada em 28/12/2020 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:45

Os estudantes Sidney Rodrigues, Leonardo Alves e Cynthia Moreira, do curso superior de Tecnologia em Telemática do IFCE de Tauá, aprovaram um artigo para apresentação no 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (CBTA), que deve acontecer em maio de 2021 na cidade de Caxias do Sul (RS). Intitulado "Tecnologias assistivas de orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual: uma revisão sistemática da literatura brasileira" e orientado pelo professor Lucas Mendes, o artigo também foi publicado, neste mês, no livro digital "Conteúdo Conceitual e Aspectos Práticos da Ciência da Computação", organizado pela Editora Atena. A publicação pode ser acessada no site da editora

O trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre tecnologias, técnicas, métodos e abordagens que vêm sendo empregados no desenvolvimento e na utilização de tecnologias assistivas voltadas à orientação e à mobilidade de pessoas com deficiência visual. O objetivo é analisar a produção científica nacional e fazer um comparativo entre as tecnologias revisadas, servindo de base para futuros estudos relacionados ao tema.

Os primeiros passos do artigo se deram em janeiro de 2020, com a participação dos autores no projeto de pesquisa "Desenvolvimento de um sistema de localização indoor para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual", realizado no contexto do Programa Estudante Voluntário em Pesquisa e Inovação (PEVPI) do IFCE. A ideia do projeto é desenvolver um sistema que proporcione autonomia e independência às pessoas com deficiência visual a partir da locomoção em ambientes internos, como instituições de ensino. Devido à pandemia de Covid-19, os experimentos em laboratórios e testes em ambientes reais foram adiados para 2021.

Larissa Lima – Campus Tauá