Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes de Tauá aprovam trabalhos no V SEDiAr

Evento acontece de 4 a 7 de agosto na UNICAMP

Publicada em 09/03/2020 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:50

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do IFCE de Tauá tiveram trabalhos aprovados no V Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). O evento ocorre de 4 a 7 de agosto, juntamente com a III Jornada Internacional Semântica e Enunciação (JISE), no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

São, no total, oito resumos escritos pelos estudantes Pedro Gonçalves, Vitória Gonçalves, Viviane dos Reis, Sâmia Lima, Gabriela Oliveira, Joana Ricarte, Galdêncio Siqueira, Cleuton Alexandrino, Thársila de Souza, Antônia Alves e Jannyeuda Rodrigues (confira lista abaixo). A orientação dos trabalhos é dos professores Luiz Henrique Andrade e Auricélio Ferreira.

O V SEDiAr reunirá pesquisadores de diferentes países, criando um espaço de diálogo entre os estudiosos. "Esse é maior evento do Brasil na área de linguística, que é a ciência que estuda as estruturas profundas da língua", explica o professor Auricélio Ferreira. "Um evento desse porte vai colocar esses jovens em contato com o que há de mais importante na pesquisa dos estudos do discurso e da enunciação porque todos os grandes nomes estarão presentes", acrescenta.

Parte dos trabalhos é uma continuação dos estudos sobre o discurso presente no disco "Deus é Mulher", da cantora Elza Soares, conduzidos por Auricélio no Núcleo de Estudos em Cultura e Arte (NECA). As pesquisas relacionam a teoria da enunciação com a imagem da mulher negra, urbana e periférica. Já as comunicações orientadas pelo professor Luiz Henrique Andrade tratam das condições de trabalho após as reformas trabalhista e previdenciária, analisando como o trabalhador é representado linguisticamente a partir de uma perspectiva de chargistas.

Trabalhos aprovados

  • Metáforas conceptuais que categorizam a reforma da previdência como um recurso retórico: uma análise à luz da semântica cognitiva. Autoria: Pedro Gonçalves da Silva e Vitória Gonçalves Pereira. Orientação: Luiz Henrique Andrade.
  • Metáforas conceptuais que categorizam as condições do trabalhador e do trabalho após a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária no contexto brasileiro. Autoria: Vitória Gonçalves Pereira e Viviane dos Reis Alves. Orientação: Luiz Henrique Andrade.
  • Sobre uma voz e seu poder na inscrição da identidade urbano-periférica: uma leitura do feminismo negro em "Língua solta" e "Dentro de cada um", de Elza Soares. Autoria: Sâmia Lima e Gabriela Oliveira. Orientação: Auricélio Ferreira.
  • Corpo dócil x Objetificado: o feminino como signo em conflito no romance "O Elogio da Madrasta", de Mario Vargas Llosa. Autoria: Joana Ricarte e Galdêncio Siqueira. Orientação: Auricélio Ferreira.
  • Crença e voz: o labor de resistência na enunciação de uma identidade periférica nas canções "Hienas na TV" e "Crença", do álbum Deus é Mulher, de Elza Soares. Autoria: Cleuton Alexandrino. Orientação: Auricélio Ferreira.
  • O feminismo negro e seus múltiplos agenciamentos: uma análise dos aportes discursivos da identidade negra de resistência em "Clareza e banho", do álbum Deus é mulher, de Elza Soares. Autoria: Thársila de Souza. Orientação: Auricélio Ferreira.
  • O mote e o martelo: feminismo negro e a enunciação do eu-periférico-resistente nas canções "O que se cala" e "Exu nas escolas", do álbum Deus é Mulher, de Elza Soares. Autoria: Galdêncio Siqueira. Orientação: Auricélio Ferreira.
  • Interdição x Afirmação do feminino: breve escuta da enunciação do eu-poético na canção "Triste, louca ou má", da banda Francisco El Hombre e do poema "Com licença poética", de Adélia Prado. Autoria: Antônia Alves e Jannyeuda Rodrigues. Orientação: Auricélio Ferreira.

Larissa Lima - Campus de Tauá