Estudantes apresentam modelos de negócios em Pitch Day
Segunda edição do evento já tem data marcada
Publicada em 28/06/2019 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:46

Modelos de negócios criativos e inovadores foram apresentados no primeiro Pitch Day do campus de Tauá do IFCE, realizado no dia 26 de junho. Estudantes dos cursos de Tecnologia em Telemática e Redes de Computadores expuseram, de forma rápida e sucinta, projetos de empresas criados por eles na disciplina de Empreendedorismo. O evento contou com a presença de discentes, professores, familiares de alunos e comunidade externa.
Cada equipe de alunos apresentou os objetivos da empresa a ser montada, as carências do mercado, as soluções pretendidas, os diferenciais e o orçamento necessário para a realização do negócio. Convencer possíveis empresários a comprar as ideias criadas era o desafio. As empresas apresentadas foram: Toda Bonita, Clube de Descontos, Cactech, Hotel para crianças, Marktech, Padaria Império da Massa, MotoKy, PH Design, Suculentas, Fast Request, Morfeu Digital, Empório Doce e Curso de Redação.
O estudante Júlio César Sousa, do curso técnico em Redes de Computadores, criou com os colegas a empresa Cactech, de instalação de softwares, montagem e manutenção de computadores e realização de projetos de redes de computadores. Ele destaca que "a disciplina agregou no sentido de um planejamento, de transformar uma ideia em uma real oportunidade de uma futura empresa".
Os treze trabalhos foram avaliados por uma banca composta por Jefferson Massilon, representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Ceará; Everardo Cordeiro, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Tauá; e Disney Santos, coordenador do curso de Administração da Escola Profissional Monsenhor Odorico de Andrade. As três equipes melhor avaliadas foram os projetos Suculentas (1º lugar), Cactech (2º lugar) e Morfeu Digital (3º lugar).
Para Disney Santos, o Pitch Day foi uma iniciativa rica, tendo em vista as tendências do mercado: "Vi vários projetos com grande potencial de se concretizarem. São protótipos que têm mercado, realmente dá para investir". Já Everardo Cordeiro ressalta que iniciativas como essa são uma forma de inserir os jovens no empreendedorismo. "Esse tipo de atividade nas escolas faz os alunos verem que há um outro caminho, de montarem o próprio negócio e serem geradores de riqueza", afirma.
O professor da disciplina de Empreendedorismo, Aureliano Ximenes, se mostrou satisfeito com o desempenho dos alunos no evento. "É uma experiência ímpar para eles, que nunca se depararam com uma situação dessas, apresentar suas ideias na frente de pessoas desconhecidas e testar seus conhecimentos", diz.
A segunda edição do Pitch Day está marcada para acontecer no dia 27 de novembro deste ano, quando será concluída a disciplina de Empreendedorismo de turmas dos cursos técnicos em Agropecuária e Redes de Computadores e do curso superior de Tecnologia em Telemática.