Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Encontro Pedagógico debate formas de combater evasão escolar

Palestra sobre aprendizagem cooperativa foi ponto alto do evento

Publicada em 01/02/2017 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:45

O campus de Tauá promoveu, nos últimos dias 30 e 31, o seu IX Encontro Pedagógico, com o tema "Evasão e Retenção escolar: conceitos, fatores e estratégias de intervenção". Mais uma vez, docentes e técnicos administrativos reuniram-se para planejar o semestre e dialogar sobre questões que envolvem a própria evasão escolar e outros desafios do processo de ensino-aprendizagem.

O primeiro dia do evento teve início à tarde, no auditório do campus, com uma fala do diretor-geral, José Alves Neto. Ele ressaltou as conquistas de 2016 e os desafios que virão em 2017, ano em que o campus de Tauá conta com novos cursos: o curso técnico integrado em Redes de Computadores e o curso superior de Letras. "A gente sempre se depara com algo que a gente não sabe fazer, mas a gente não deixa de fazer", afirma convicto.

Em seguida, representantes de diversos setores do campus, como a Assistência Estudantil, o Departamento de Ensino, a Biblioteca e a Coordenadoria de Controle Acadêmico apresentaram ações e planos desenvolvidos por eles no combate à evasão estudantil. Fechando a programação do dia, foi feita uma apresentação do calendário letivo deste semestre.

Aprendizagem cooperativa: um caminho de combate à evasão
Já no segundo dia do encontro, o destaque foi a palestra do professor Elton Luz, da Rede Estadual de Educação, sobre sua bem-sucedida experiência com a metodologia da aprendizagem cooperativa na Escola Profissional Alan Pinho Tabosa, no município de Pentecoste. Para evitar a evasão dos alunos e estimular sua permanência, o professor enfatizou a importância da construção de relacionamentos, do sentimento de pertencimento à escola e do clima emocional na sala de aula. Mas Elton aponta que, antes de usar as estratégias próprias da metodologia participativa, é essencial mudar a mentalidade das pessoas: "Ter estratégia é fácil, mas a questão é visualizar a importância, se dispor a conhecer e testar. Em algumas situações, a gente precisa enxergar fora do quadrado para seguir."

Para a pedagoga do campus, Valdicelsia Leal, a palestra foi inspiradora. "Ele mostrou resultados muito bons e nós precisamos de algo semelhante. Nós temos uma realidade diferente, mas muitas experiências que ele trouxe poderão ser aproveitadas. Mexeu com a gente, nos fez refletir e, com certeza, vai fazer com que redirecionemos nossas ações."

Após a palestra, Kamila Karen, da Pró-reitoria de Ensino do IFCE, esteve presente para fazer esclarecimentos e tirar dúvidas sobre o sistema Q-Acadêmico, assim como Daniel Castro e Pedro Hiago, da Pró-reitoria de Extensão, que falaram sobre diversos programas, eventos e ações de extensão, com o objetivo de estimular a prática no campus. Em seguida, o professor David Aurélio fez uma apresentação detalhada sobre aspectos acerca da carga horária docente.

Avaliar para melhorar
O IX Encontro Pedagógico do campus de Tauá foi finalizado com uma avaliação dos participantes sobre o evento, com observações do que foi mais enriquecedor para suas atuações no campus e sugestões de melhorias para o próximo evento. Para a professora do curso de Tecnologia em Telemática, Ranara Damasceno, faz-se necessário que, no evento seguinte, o corpo docente ocupe um lugar de maior protagonização. "É importante que o professor tenha o espaço, até para que ele se sinta de certa forma cobrado, para mostrar aquilo que está produzindo na instituição e falar principalmente das coisas que deram certo, inclusive para inspirar quem participa.", pontua.

A pedagoga Prucina Bezerra, uma das organizadoras do evento juntamente à equipe do Coordenadoria Técnico-Pedagógica, mostrou satisfação em relação ao caráter produtivo deste Encontro Pedagógico e indica a intenção de continuar as ações de planejamento durante todo o semestre: "Houve uma participação muito grande dos servidores, então pudemos discutir melhor o semestre que se passou e planejar melhor o que se inicia. Claro que sempre falta tempo para refletir melhor sobre nossos desafios, mas essa é uma necessidade constante. Então, no decorrer do semestre, faremos outras reuniões para que esse planejamento seja contínuo."

Por: Larissa Lima (Tauá)