Egresso de Tauá aprova artigo em Simpósio de Telecomunicações
Foco da pesquisa é a prevenção de acidentes no setor da eletricidade
Publicada em 18/10/2018 ― Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:46
O XXXVI Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamentos de Sinais (SBrT) aprovou o artigo submetido pelo tecnólogo em Telemática Jandeildo Alves, graduado pelo campus de Tauá do IFCE. O evento ocorreu de 16 a 19 de setembro em Campina Grande, Paraíba. O trabalho foi apresentado pelo professor Edmilson Moreira, orientador do artigo, na sessão Circuitos e Dispositivos de Comunicação/Comunicações no Setor de Energia II.
O artigo é uma versão adaptada e revisada do Trabalho de Conclusão de Curso do ex-aluno, apresentado em julho de 2017, e trata do estudo de viabilidade do uso de Identificação por Radiofrequência (RFID) para identificar, em tempo real, os Equipamentos de Proteção Individual utilizados em campo por técnicos do setor elétrico.
"Inicialmente, foi realizada uma pesquisa em foi constatado que vários profissionais da eletricidade estavam morrendo e sofrendo acidentes devido à não utilização dos equipamentos", explica Jandeildo. A ideia, de acordo com ele, era usar a tecnologia para prevenir essas ocorrências. Os estudos obtiveram êxito, com a identificação de 100% dos equipamentos. "A gente pôde ver que o RFID foi muito útil nessa aplicação", relata.
A pesquisa desenvolveu-se no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEMA), do IFCE de Tauá, com a colaboração dos alunos Rodrigo Martins e David Alves, do curso de Telemática. Já a infraestrutura necessária para o processo investigativo foi viabilizada pelo Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais (LOCEM), da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Esta é a segunda vez consecutiva em que alunos do LEMA aprovam artigos no Simpósio. Para Jandeildo, a aprovação foi um marco em sua carreira acadêmica e profissional. "Eu me sinto muito lisonjeado por ter tido esse sucesso", conta. O professor Edmilson Moreira, coordenador do laboratório, ressalta os desafios e as conquistas relacionadas a pesquisa e desenvolvimento no interior do Estado: "O contato com laboratórios grandes da capital permite a condução de pesquisas que efetivamente transformem a mentalidade dos nossos jovens, pois eles serão a principal força motriz do processo de interiorização do desenvolvimento".
Site do evento: http://www.sbrt.org.br/sbrt2018