Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Agricultores apostam em inverno dentro da média

Relatos foram reunidos no IV Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns

Publicada em 21/12/2019 Atualizada em 29 de Novembro de 2024 às 09:51

Como será o próximo inverno no Sertão dos Inhamuns? Agricultores de Tauá contaram, na manhã da última sexta-feira (20), o que a natureza tem indicado sobre a quadra chuvosa que se aproxima. Os relatos foram reunidos no IV Encontro dos Profetas dos Inhamuns, realizado no IFCE de Tauá em parceria com o IFCE de Boa Viagem, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Prefeitura Municipal de Tauá.

Totonho Alves herdou do avô o costume de observar o comportamento das formigas. Quando elas se movimentam durante a noite em grande quantidade e rumo a um mesmo destino, quer dizer que estão armazenando alimentos para o período de chuvas. De acordo com o agricultor, o inverno de 2020 terá início em janeiro, com ápice em abril, batizado por ele como o mês das águas. Já Valderez de Lima, observador da Estrela Dalva, aposta que o inverno começa depois do dia 15 de janeiro. Segundo ele, os agricultores devem aproveitar todas as chuvas para o plantio.

Titico Baia é ainda mais específico e afirma que, de acordo com observações feitas em setembro deste ano, a quadra chuvosa terá início no dia 6 de janeiro e haverá precipitações de 3 a 5 de março. Na segunda quinzena de maio, os açudes poderão estar cheios, porém o inverno não será acima da média. Zé Roberto faz experiências há dez anos com as formigas e com pedras de sal. Para ele, janeiro e maio serão meses de muita chuva.

As informações passadas pelos agricultores dialogaram com os dados científicos expostos pelos professores Emerson Mariano (UECE) e Danuzio Sousa (IFCE Crato). Eles explicaram que a ocorrência de chuvas deverá ser dentro da normalidade devido à neutralidade do fenômeno El Niño em 2020. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) deve divulgar em janeiro as previsões para a quadra chuvosa.

Uma iniciativa inovadora do evento deste ano foi a distribuição de pluviômetros, que devem servir para mapear a ocorrência de chuvas nos distritos de Tauá. As informações serão colhidas pelo IFCE e utilizadas para colaborar no planejamento das políticas da região.

O IV Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns contou com a presença de estudantes do curso de Geografia do campus de Crateús do IFCE, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Laubério Cavalcante, e do Prefeito de Tauá, Frederico Rêgo. O encerramento aconteceu neste sábado (21), com apresentações culturais na feira livre de Tauá, no Centro da cidade.