Municípios jaguaribanos recebem aula inaugural
Cursos preparatórios para concursos são ofertados em Alto Santo, Quixeré e São João do Jaguaribe
Publicada em 21/02/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:24

A estudante Cíntia Moreira não conseguiu esconder, na noite dessa terça-feira (20), a ansiedade pelo início das aulas do curso de Informática para concursos, ofertado pelo IFCE, campus Tabuleiro do Norte, no município de Alto Santo. "Eu sempre gostei muito do IFCE, sempre procurei cursos. Eu vi esses cursos, tentei a sorte. Passei o tempo todinho na ansiedade", conta. Ela faz parte da turma de alunos selecionados para o primeiro curso de extensão ofertado pelo IFCE na cidade. A aula inaugural ocorreu no NIT de Alto Santo, com a presença de servidores do IFCE e de autoridades municipais.
Além de Alto Santo, as cidades de Quixeré e de São João do Jaguaribe estão recebendo, ao todo, cinco cursos de extensão. A iniciativa é fruto de uma parceria da instituição com as secretarias municipais de Educação. Titular da pasta em São João do Jaguaribe, Roberlândio Alves destacou que a abertura das vagas vai impactar positivamente na qualificação local. "A proposta abre horizontes para jovens que hoje estão ociosos, além de prepará-los para os concursos que têm pela frente. A gente sabe que estamos vivendo momento de crise, com um mercado de trabalho competitivo, e a parceria da prefeitura e do IFCE vem, justamente, pra fortalecer a parte intelectual desse jovem e torná-lo preparado pro mundo competitivo", afirmou o gestor durante a aula inaugural do curso de Matemática Básica, no NIT de São João do Jaguaribe.
Já a prefeita de Alto Santo, Iris Gadelha, destacou que, além de conhecimento, o IFCE está ofertando "esperança" a dezenas de jovens. "Eu quero dizer que essa parceria com o IFCE enriquece o município. A partir do momento que a gente tem uma parceria dessa dá credibilidade pra gente. O que poderíamos fazer é receber bem. Que seja o início de um grande sucesso, de uma conscientização pra essa juventude que estava parada", defendeu a gestora.
Na avaliação do professor Gilson Saraiva, coordenador do projeto, os cursos são responsáveis por alimentar sonhos. "A transformação está posta. Sem dúvida nenhuma, a gente afeta o futuro dessa meninada. Eu fico vendo como eles são sedentos disso. É impressionante".
As aulas dos cursos preparatórios para concurso acontecem uma vez por semana. Os cursos terão duração de cerca de dois meses. Ao final, os estudantes que cumprirem com os requisitos previstos no edital de seleção receberão certificados emitidos pelo IFCE, campus Tabuleiro do Norte.