Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE oficializa pedido de melhorias nas vias de acesso ao campus Tabuleiro do Norte

Reitoria da instituição encaminhou ofícios aos MEC e ao Governo do Estado

Publicada em 04/04/2023 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:25

A Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Fortaleza, oficializou pedido de apoio para solução dos problemas de acessibilidade ao campus Tabuleiro do Norte e a outras quatro unidades da instituição (Aracati, Umirim, Guaramiranga e Pecém). O documento foi encaminhado pelo gabinete do reitor ao governador Elmano de Freitas, ao ministro da Educação Camilo Santana e ao deputado federal José Guimarães. O ofício solicita às autoridades que articulem com as prefeituras  melhorias nas vias de acesso aos campi.

Além dos ofícios endereçados pela Reitoria, a direção-geral do IFCE campus Tabuleiro do Norte também encaminhou mais um ofício à Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte pedindo providências. O documento lembra que, desde 2019, a instituição vem requisitando melhorias nas vias públicas que dão acesso ao campus à Prefeitura. Atualmente, as duas vias que permitem acessar a primeira faculdade pública de Tabuleiro do Norte são estradas carroçáveis e estão alagadas. Por conta da obstrução dos acessos, estudantes de cursos técnicos, de nível superior, de pós-graduação e de extensão estão, desde 31 de março, sem aulas.

Imagem sem título

Vias de acesso ao campus Tabuleiro do Norte estão obstruídas pelas águas. Medidas tomadas pela prefeitura municipal ainda não surtiram efeito. 

O documento enviado à gestão municipal lembra que 85% do quantitativo de estudantes atendidos pelo campus Tabuleiro do Norte são oriundos do próprio município. Além disso, desde a implantação, há cerca de 11 anos, o campus sofre com problemas de infraestrutura viária, segurança e iluminação. O documento também reforça que as medidas adotadas, até o momento, para desobstrução das vias de acesso à instituição não surtiram qualquer efeito.

Diante do quadro, a direção-geral reforçou o pedido de urgência ao Município para desobstrução das vias públicas. Somente após isso, crê a direção-geral no ofício, as atividades acadêmicas poderão ser retomadas.