Pesquisa desenvolve método para extração de óleos essenciais
Finalista na feira, trabalho concorre ao Prêmio Votação Popular
Publicada em 27/03/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:35

Pesquisa no campus de Limoeiro do Norte do IFCE desenvolve uma metodologia de baixo custo para extração de óleos essenciais, com a utilização de materiais recicláveis e resíduos orgânicos. O estudo é conduzido pelas discentes Samara Rute e Liciele Paula, dos cursos integrados Eletrotécnica e Química, respectivamente, sob a orientação da professora Nayara Coriolano.
O estudo é finalista na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Com o título "Bioeconomia em ação: bioprodutos a partir de resíduos" (EXA-237, Sub-categoria: Química), a pesquisa pode ser avaliada via internet. Consulte aqui o resumo, vídeo e banner do trabalho.
O trabalho também concorre ao Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2020. A votação pode ser feita até o dia 4 de abril, por meio de curtidas na página do trabalho (https://febrace.org.br/virtual/2020/EXA/237/). É necessário que acesse a conta no Facebook.
Base científica
O estudo trabalha temas como bioeconomia e química renovável. "A bioeconomia é um setor que movimenta parte da economia global e suas atividades consideram o respeito à segurança alimentar, à preservação do meio ambiente e à saúde humana. Uma das aplicações da bioeconomia é a química renovável, que utiliza biomassas para a produção de bioprodutos para substituir o uso de petroquímicos e químicos tradicionais na produção de alimentos e bebidas, dentre outros.", explica a estudante Liciele Paula.
Com base nesses conceitos, as estudantes adaptaram, com materiais recicláveis, os equipamentos utilizados no processos de extração de óleos essenciais. "Considerando o elevado custo de equipamentos e vidrarias utilizados na hidrodestilação e no arraste a vapor, que são métodos de extração de óleos essenciais, nós criamos um sistema utilizando materiais recicláveis e de baixo custo, como garrafas pet, cuscuzeira, seringas, caixa de isopor, dentre outros materiais.", acrescenta a estudante Samara Rute.
Utilizando o sistema de baixo custo, as estudantes extraíram óleos essenciais de resíduos orgânicos da alimentação escolar no campus, como casca de laranja. Os óleos extraídos foram usados em bioprodutos como sabão e sabonetes, produzidos pelo método de saponificação a base de óleo de cozinha usado. "Dessa forma, nossa pesquisa avaliou a potencialidade do uso de resíduos orgânicos para extração de óleos essenciais, com a finalidade de agregar valor a bioprodutos", finalizam as estudantes.
Febrace
A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista brasileiro da educação básica, com a realização de uma grande mostra de projetos na Universidade de São Paulo (USP). Neste ano, as atividades do evento (palestras, bancas de avaliação, visitação e premiação) acontecem a distância, via internet, no período de 23 de março e 4 de abril de 2020.
Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte