Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Parceria de 3 campi conquista 1º lugar em edital

Projeto envolveu docentes dos campi de Limoeiro do Norte, Jaguaribe e Tabuleiro do Norte, e vai representar o IFCE na etapa nacional

Publicada em 29/06/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:38

A parceria envolvendo professores de três campi do IFCE foi contemplada com o 1º lugar na primeira etapa (estadual) do edital de Apoio à Iniciação Tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. O resultado final da seleção interna foi publicado ontem (segunda-feira, 28/06). Confira o resultado final AQUI.

Esse resultado corresponde à seleção dentre os projetos inscritos pelo IFCE. Na próxima etapa concorrem todos os Institutos Federais do país classificados na primeira etapa.  Ao final do processo, serão selecionados 60 projetos, que vão receber a quantia de R$90.083,33 para despesas com infraestrutura e bolsas.

A parceria envolveu docentes dos campi de Limoeiro do Norte, de Jaguaribe e de Tabuleiro do Norte. Os professores apresentaram o projeto Robótica Educacional Open Source, aprovado em 1º lugar para representar o IFCE na etapa nacional do certame da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação. Ao todo, foram aprovados cinco projetos do IFCE para a etapa nacional

O projeto é coordenado pelo professor Marcello Anderson (Limoeiro do Norte), com a equipe formada pelos professores Izamaro de Araújo (Jaguaribe), Rodnei Regis (Limoeiro do Norte) e Cristiano Silva (Tabuleiro do Norte).

A premissa do projeto é a utilização de modelos mecânicos, eletroeletrônicos e programação desenvolvidos por meio de software de livre utilização, componentes de baixo custo, livro da categoria e-book ou apostila, com todo material a ser utilizado pela plataforma, sendo autoral da equipe de desenvolvimento do projeto.

O professor Marcello Anderson explica que "a maior inovação presente neste projeto é a disponibilização gratuita por meio de plataforma única de fornecimento de materiais, facilitando a utilização do sistema".

Além de  e-book ou apostila, que servirá como guia de estudos, a plataforma vai contar com um robô, que será utilizado para parte das atividades práticas do curso, práticas por meio de software, videoaulas para alunos e videoaulas para treinamento de instrutores.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte