Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Moslipro abre espaço para ciência em Limoeiro

Estudantes do ensino médio e técnico apresentaram projetos científicos no IFCE de Limoeiro

Publicada em 06/09/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:34

Ontem ocorreu a cerimônia de premiação da Mostra Limoeirense de Projetos (Molipro). O evento está na sua terceira edição e vem conquistando espaço junto aos estudantes de ensino médio e de cursos técnicos das escolas de Limoeiro do Norte. A Moslipro conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e busca fomentar a cultura da pesquisa no município.

A professora Karlucy Farias, coordenadora da Mostra, comemora os números dessa edição. “Nós tivemos o número recorde de inscritos este ano, com 30 projetos, distribuídos em todas as cinco áreas. Também tivemos projetos de cinco escolas distintas. Isso é resultado do trabalho que vem sido desenvolvidos ao longo de três anos”.

Foram premiados os melhores projetos das cinco áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. Os expositores concorrem também a credenciais para participar de feiras de ciências nacionais e internacionais. Os estudantes dos 1º ou 2º anos do Ensino Médio concorrem ainda a bolsas do CNPq, na modalidade Iniciação Científica Júnior (ICJr).

Avanços

Outro destaque dessa edição é o número de meninas expositoras. Do total de 66 alunos inscritos, 46 são meninas. “Isso demonstra o empenho e o esforço que tem sido feito para incentivar a participação das meninas na área das ciências.”, reforça a professora Karlucy, lembrando as premiações especiais para Garota Cientista e Garota Cientista do Vale.

Um exemplo da participação feminina é a pesquisa sobre a utilização da palha do milho no processo de adsorção de agrotóxicos em meio aquoso. Os estudos são realizados pelas estudantes Laura Rodrigues e Sara Correia, do curso técnico integrado em Química do campus de Limoeiro. A pesquisa está em sua fase inicial, mas as estudantes pretendem avaliar amostras reais de água da região do Baixo-Jaguaribe.

Outro projeto estuda a implantação e utilização do sistema de produção em aquaponia na Escola Estadual de Ensino Médio Arsênio Ferreira Maia. O orientador da pesquisa, professor Erison Lima, destaca a realização da Moslipro para a vida acadêmica dos estudantes de ensino médio e de cursos técnicos das escolas de Limoeiro do Norte, “É uma oportunidade que nós, professores e estudantes de Limoeiro, temos para apresentar as pesquisas que desenvolvemos nas escolas”.

Evento paralelo

A programação da Moslipro contou ainda com um momento de formação para professores, com a realização do III Simpósio Limoeirense de Educação (Siliedu). O simpósio aconteceu na noite de quarta-feira (04/09) e debateu sobre “saúde mental e qualidade no processo de ensino-aprendizagem”.