Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Limoeiro promove ações para vida saudável

Estudantes de Nutrição, Alimentos e Educação Física promoveram orientações sobre alimentação e atividade física

Publicada em 28/02/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:34

Segunda e terça-feira agora (26 e 27 de fevereiro), o campus de Limoeiro do Norte do IFCE promoveu ações voltadas para saúde. Foi o “Nutrição – Ciência em Movimento”, iniciativa do professor Paulo Marconi com os estudantes dos cursos Nutrição, Tecnologia em Alimentos e Educação Física.

A ideia foi orientar para o consumo e produção de alimentos saudáveis associados a práticas de exercício. “Nosso intuito é esclarecer à comunidade sobre saúde de forma diferente e prática. A Tecnologia em Alimentos produz os alimentos que nós, Nutricionistas, prescrevemos para uma dieta saudável. Enquanto os profissionais de Educação Física trabalham o movimento do corpo.”, comentou o professor.

O estudante Matias Rabelo Neto, do 3º de Nutrição, deixou algumas dicas para uma alimentação saudável. “É preciso diminuir o consumo de alimentos ricos em gorduras, como óleos e frituras, massas e refrigerantes. Assim como aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que disponibilizam compostos bioativos e nutrientes essenciais para o funcionamento do corpo. Outra dica é ingerir bastante água, pelo menos 2 litros por dia”. Os estudantes de Nutrição realizaram atendimentos sobre aspectos da composição corporal e hábitos alimentares, por meio de pesagem e coleta de medidas antropométricas, para orientações de condutas básicas sobre uma alimentação saudável.

O curso Tecnologia de Alimentos fez exposição explicativa sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC), com as suas propriedades na saúde humana, bem como apresentação de técnicas e receitas para preparo. “Apesar de serem pouco difundidas, essas plantas são de fácil cultivo e altamente nutritivas, ricas em vitaminas A e C e muita biodisponibilidade de Betacarotenos, como a taioba, a moringa, o inhame e até as folhas de cenoura”, explicou Geane Sousa, do 6º do curso.

Já os discentes de Educação Física realizam avaliações de flexibilidade, demonstração de alguns tipos de exercícios e explicação sobre os benefícios do exercício. “Não existe faixa etária para a prática de exercícios. O importante é fazer alguma atividade que goste, seja em local aberto, como praças, ou fechado, como academia. É sempre bom uma consulta médica para saber se a saúde está em dias. Usar roupas e sapatos confortáveis. E se hidratar bastante, antes, durante e depois dos treinos”, concluiu Jefferson Nogueira, do 7º semestre de Educação Física.