Limoeiro inaugura usina de energia fotovoltaica
Projeto foi instalado com recursos externos obtidos junto à Enel Ceará
Publicada em 29/11/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:38

Na última quarta-feira (24/11), o campus de Limoeiro do Norte do IFCE realizou a cerimônia de inauguração do Projeto "Eficiência Energética", com a usina de geração de energia fotovoltaica, situada na estrutura do estacionamento da unidade. Desde de junho de 2020, a usina de geração de energia fotovoltaica da unidade foi conectada à rede da concessionária de distribuição de energia elétrica, Enel Ceará, gerando energia elétrica limpa, sustentável e renovável.
O Projeto "Eficiência Energética" foi aprovado junto à Enel Ceará, em 2018. A proposta foi aprovada na Chamada Pública de Projetos da Enel Ceará – CPP 002/2017, que visa aplicação de recursos em projetos de eficiência energética no uso final de energia elétrica. Participaram da elaboração do projeto, os professores Etaídes Freire e Jamil Cavalcante e o técnico em eletrotécnica, Samuel Carvalho.
O valor do investimento externo foi de quase R$ 390 mil. Além da instalação das placas fotovoltaicas, o projeto possibilitou a modernização do sistema de iluminação com a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes por tecnologia LED, na sede do campus, mais de 1600 lâmpadas.
O Diretor-geral Valmir Soares destacou a atuação do campus de Limoeiro do Norte do IFCE, como uma instituição de ensino, ciência e tecnologia, em busca de inovações na área da geração de energia limpa. "Em parceria com a Enel, nós desenvolvemos esse projeto, com a instalação de placas solares, geração de energia limpa, e consequentemente uma redução de custos na nossa conta de energia. Essa economia vai possibilitar a realocação de recursos para fortalecer outras atividades de apoio ao ensino", ressaltou o diretor.
A usina de geração de energia fotovoltaica também se constitui como um laboratório estratégico para todos os cursos ligados à área da indústria, sejam os de nível médio, superior e principalmente de pós-graduação. Ainda como resultado da instalação da usina no estacionamento do campus, foram criadas 58 oito vagas cobertas para veículos, sendo 18 para carros e 40 para motos, conferindo maior qualidade de vida à comunidade.
Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte