Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Limoeiro do Norte recebe 430 novos estudantes

Número reflete a criação de novos cursos e turmas

Publicada em 11/04/2019 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:34

Esta semana teve início o semestre letivo 2019.1 no campus de Limoeiro do Norte do IFCE. Foram acolhidas novas turmas de nove cursos superiores e técnicos subsequentes: Agronomia, Alimentos, Educação Física, Mecatrônica e Saneamento Ambiental (manhã); Meio Ambiente (tarde); Eletroeletrônica, Mecânica Industrial e Música (noite).

Ao todo, nesse primeiro semestre de 2019, o campus de Limoeiro recebeu 430 novos estudantes. Esse número conta com o aumento de 150 novas vagas em cursos técnicos e superiores. “Em fevereiro, tivemos o início de dois cursos técnicos integrados, somando 70 novas vagas. Agora, foram mais 80 novas vagas, com o início da licenciatura em Música e mais uma entrada da licenciatura em Educação Física, que passa a ser semestral”, explica o professor Phylippe Santos, do Departamento de Ensino.

Essas novas vagas representam a ampliação de 34% no número de vagas em cursos técnicos e superiores, que deve fechar o ano totalizando 590 novos discentes. “Esses números só reforçam o cumprimento dos nossos trabalhos, com o ingresso de novos alunos na instituição. Representa também um avanço no nosso planejamento, com a ampliação de vagas e cursos ofertados pelo campus. Assim, a unidade contempla uma parcela maior do Vale do Jaguaribe, trazendo mais oportunidades de ensino e educação profissional de qualidade”, avalia Phylippe.

Licenciatura em Música

O curso licenciatura em Música é um exemplo. Aprovado pelo Conselho Superior do IFCE (Consup), pela resolução nº 8, de 18 de fevereiro de 2019, a nova licenciatura surge fundamentada na carência de formação específica para professores e da escassez de licenciaturas em Música no Ceará.

Há trinta anos tocando e cantando nas noites de Limoeiro e região, o músico Edson Cley é um dos alunos da nova licenciatura. “Falando em nome dos colegas músicos, nós estamos muitos felizes com essa oportunidade que o IFCE está trazendo com a licenciatura em Música. É a nossa chance de ter uma formação acadêmica e ampliar nossa possibilidade de atuação.”, destaca o discente.

A expectativa é que as atividades do curso possam fomentar os cenários musical, cultural e artístico da região.