Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Limoeiro debate questões sobre racismo

“Coisa de Preto” foi o momento realizado na última segunda (27/11)

Publicada em 29/11/2017 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:34

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20/11), o campus de Limoeiro do Norte promoveu o evento chamado “Coisa de Preto”, na última segunda-feira, dia 27/11. O momento foi idealizado e organizado pelas professoras Benigna Soares, Débora Santana e Josse Vieira. Houve debate sobre questões relacionadas ao racismo e à autoestima de jovens negras e negros de nossa comunidade.

O evento contou com a exibição do documentário “A negação do Brasil”, que problematiza o espaço ocupado pelos atores negros nas novelas brasileiras. A questão perpassa os limites da teledramaturgia e reflete as dificuldades e desafios enfrentados pela população afrodescendente em nosso país.

A estudante Debora Rakel dos Santos, do curso de licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) Campus Mossoró, falou sobre suas vivências como negra, mulher e jovem, desvelando situações de racismo e chamando atenção para a necessidade de políticas de afirmação da identidade negra visando à conscientização. A discente integra o Coletivo Nacional de Juventude Negra (Enegrecer) e o Coletivo Feminista Mulheres em Ação.

Além de estudantes do campus, o evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Estadual Lauro Rebouças. Também foram realizadas apresentações musicais ligadas à temática.