Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Alunos de Limoeiro se destacam em olimpíadas nacionais

Discentes do Integrado conquistaram medalhas de prata e bronze

Publicada em 17/12/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:33

Estudantes dos cursos técnicos integrados (Eletrotécnica e Química) do campus de Limoeiro do Norte do IFCE se destacam pelos resultados obtidos em olimpíadas nacionais.

Na III Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais (OMIF - 2020), a estudante Samara Rute Costa Vieira (2º ano integrado em Eletrotécnica) foi Medalhista de PRATA e o estudante Douglas de Lima Bezerra (1º ano integrado em Eletrotécnica) foi Medalhista de BRONZE. Os discentes João Pedro Nogueira Martins (1º ano integrado em Química) e Caiky Breno Santiago Chaves (2º ano integrado em Eletrotécnica) receberam Menção Honrosa.

A edição deste ano das Olimpíadas de Matemática dos Institutos Federais teve o tema "A matemática está em tudo". A OMIF, olimpíada para os alunos do ensino básico dos Institutos Federais, foi realizada em fase única, no dia 25/10/2020, com a aplicação de uma prova online com quinze questões objetivas de Matemática.

O professor João Paulo ressalta a participação dos 18 alunos dos cursos integrados. "Consideramos um número razoável levando-se em consideração as adversidades enfrentadas neste ano de 2020. Destacamos especialmente os resultados obtidos por alunos do 1º ano, demonstrando um potencial do campus para alcançar resultados ainda mais expressivos em edições vindouras da olimpíada", complementa.

Na 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA - 2020), os estudantes Samara Rute Costa Vieira e Artur da Silva Rodrigues (ambos do 2º ano integrado em Eletrotécnica) foram Medalhista de PRATA e os estudantes Evair Araújo Malveira e Lucas Fernandes de Moraes (ambos do 1º ano integrado em Eletrotécnica) foram Medalhista de BRONZE. Foi a segunda participação de estudantes do campus de Limoeiro na OBA. Neste ano, participaram 24 alunos do nível médio integrado.

Além da conquista das medalhas, os alunos Artur da Silva Rodrigues, Samara Rute Costa Vieira e Lucas Fernandes de Moraes foram selecionados para participar da pré-seleção das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2021. Essa pré-seleção ocorrerá entre janeiro e fevereiro de 2021, após três provas, será formada a seleção brasileira que representará o Brasil nas competições internacionais de astronomia.

O professor Francisco Holanda destaca "a capacidade cognitiva e a dedicação dos alunos em estudar temas transversais da ciência como a astronomia e astronáutica, num momento atípico onde uma pandemia gera preocupação em todo o país".

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte