Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Docentes de Limoeiro aprovam projetos em edital da Funcap

Docentes Marlene Damaceno e Luiz Gonzaga receberão bolsas de produtividade

Publicada em 03/12/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:36

Dois projetos do campus de Limoeiro do Norte foram aprovados pelo edital do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). As propostas foram submetidas pela professora Marlene Nunes Damaceno e pelo professor Luiz Gonzaga do Nascimento Neto.

Atualmente, a professora Marlene Nunes Damaceno está coordenando seis pesquisas para conhecer a qualidade alimentícia e tecnológica da laranja ‘de Russas’. Nessa perspectiva, o projeto aprovado pela docente, com o título "Qualidade e Sustentabilidade de frutos e derivados de citrus do Ceará", tem por objetivo avaliar as características tecnológicas dos frutos de clones da laranjeira ‘de Russas’ para indicação dos mais adequados à elaboração de subprodutos, visando o aproveitamento integral.

"O diferencial dessa proposta é o processamento da laranja ‘de Russas’, que atualmente é comercializada apenas no estado in natura, agregando valor a sua cadeia produtiva na própria região de cultivo, valorizando a cultura local e contribuindo para a sustentabilidade da região", acrescenta a professora Marlene Damaceno.

Já a pesquisa do professor Luiz Gonzaga do Nascimento Neto, com o título "Desenvolvimento de métodos diagnósticos para cânceres orais baseados em lectinas de organismos marinhos", tem o objetivo de desenvolver métodos diagnósticos, de baixo custo, para cânceres orais a partir da utilização de lectinas isoladas de organismos marinhos (algas e invertebrados) como ferramentas na identificação diferencial de células neoplásicas e melhorar a acurácia no diagnóstico precoce da doença.

O professor Luiz Gonzaga explica que "Lectinas são (glico)proteínas que reconhecem e se ligam a carboidratos (mono- ou oligossacarídeos) de maneira específica e reversível. Esta função permite com que lectinas interajam com oligossacarídeos livres e/ou ancorados a superfície celular podendo, desta forma, reconhecer especificamente células tumorais".

A iniciativa da Funcap busca estimular a fixação de pesquisadores com doutorado e vínculos com instituições de Ensino Superior no interior do estado e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação em áreas que ficam fora da Região Metropolitana de Fortaleza. O IFCE teve outros quatro projetos contemplados, submetidos por docentes dos campi de Iguatu, Sobral e Crato (2).

Além de bolsas de produtividade para os docentes, cada projeto aprovado terá direito a até cinco bolsas de iniciação científica para estudantes e a adicional para itens de custeio e capital, segundo a Funcap.

Diogenilson Aquino (campus de Limoeiro do Norte), com informações de Alissa Carvalho (campus de Crato)