Orientações sobre auxílios, serviço de saúde e nutrição
Em tempo de Covid-19, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis repassam orientações sobre auxílios estudantis, serviço de saúde e nutrição e alimentação
Publicada em 26/03/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:33

Orientações sobre os auxílios estudantis
A Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE) informa que, no período de suspensão do calendário acadêmico, será mantido o pagamento dos seguintes auxílios: alimentação, moradia, discentes mães/pais e formação.
Auxílios: Alimentação, Moradia, Discentes Mães/Pais
A CAE comunica ainda que o Edital 01/2019 (edital de auxílios de vulnerabilidade) referente aos auxílios alimentação, moradia, discentes mãe/pais, vigente até o mês de abril/2020, teve seu prazo prorrogado em dois meses, conforme Aditivo, sendo realizado a cada mês uma nova avaliação da condição de saúde provocada pelo COVID19.
Auxílio transporte
Já o auxílio transporte será suspenso até o retorno das aulas, considerando que se destinam ao deslocamento dos discentes de sua residência-campus-residência. Destacamos que, de acordo com o Edital 01/2019 (edital de auxílios de vulnerabilidade), os discentes que recebem auxílio transporte terão apenas mais um mês para receber este recurso financeiro.
Auxílio Formação
Em se tratando do auxílio formação, recomendamos que os discentes continuem suas atividades em domicílio por meio de pesquisas, leituras e fichamentos de textos relacionados aos trabalhos desenvolvidos em seus projetos. Os profissionais responsáveis pelos projetos serão informados sobre esta nova condição de trabalho para que repassem orientações a seus respectivos discentes.
Como não teremos à frequência presencial, tal documento será substituído por um relatório mensal de atividades, que deverá ser entregue até o 5º dia útil do mês posterior ao exercício das atividades, ao invés de entregar a folha de frequência. Será encaminhado aos discentes, por email e via Whatsapp, modelo de relatório.
Auxílio Emergencial
O campus de Limoeiro do Norte também disponibilizará auxílio emergencial para subsidiar despesas de estudantes em situações emergenciais, que geram agravamento das condições de vulnerabilidade já existentes, especialmente em decorrência da situação de pandemia e calamidade pública decretada. Como estamos em um contexto atípico, inclusive da necessidade de medidas de proteção da saúde de todos, informamos que, enquanto perdure orientações de isolamento, ele poderá ser concedido sem a visita domiciliar e com as comprovações de documentos referente a renda familiar manuscritas. Mais informações, aqui.
Orientações sobre serviços de saúde
Sobre os serviços de saúde, o Setor de Enfermagem informa que o Governo do Estado do Ceará disponibiliza um teleatendimento para orientar as pessoas sobre como proceder em caso de sintomas de infecção pelo coronavírus. O serviço é realizado por profissionais de saúde. Caso sejam apresentados sintomas como febre, tosse e falta de ar, a indicação é para que se ligue imediatamente para o telefone 0800 275 1475. Assim, o profissional irá orientar sobre a melhor forma de agir frente ao quadro apresentado. De acordo com a gravidade, existe uma conduta a ser tomada, inclusive sobre se a pessoa deve permanecer em casa ou procurar atendimento em uma unidade de saúde. Então, salve o número e ligue para tirar todas as suas dúvidas.
Deve-se evitar exposição a riscos desnecessários indo à um serviço de saúde quando não for um caso necessário, pois lá é o local mais provável para se contrair o COVID-19. Além de serem avaliados os sintomas de COVID-19 e a necessidade de ir ao serviço de saúde, é fundamental a orientação sobre qual o serviço de saúde o indivíduo deve ir. Essas informações podem ser obtidas de forma segura, 24 horas por dia, através do 0800 275 1475. A enfermeira Carla Oliveira informa que, no período de isolamento social, está atendendo através dos seguintes contatos: carla.oliveira@ifce.edu.br e (88) 99851–1168.
Orientações sobre alimentação e nutrição
Preocupada com o bem-estar da comunidade acadêmica, alinhada com o código de ética do Nutricionista, bem como cumprindo as orientações do Ofício-circular Nº 4 DAE/REITORIA-IFCE, o Setor de Nutrição disponibiliza alguns materiais de consulta para dicas de nutrição, nesse período de isolamento.
- Guia para uma alimentação saudável em tempos de Covid-19 - da Associação Brasileira de Nutrição
- Orientações nutricionais para o enfrentamento do Covid-19 - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Orientações para serviço de Delivery de alimentos em tempos de Covid-19 - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
- Guia alimentar para a população brasileira (versão resumida) - do Ministério da Saúde
- Guia alimentar para a população brasileira (versão completa) - do Ministério da Saúde