Professoras e alunas de Juazeiro recebem Prêmio Mulheres na Ciência
A solenidade de premiação aconteceu no dia 30 de abril em Fortaleza
Publicada em 06/05/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:09

As estudantes Maria Iane de Araújo Gonçalves, Maria Lucineide Gomes da Silva, Priscilla Barbosa de Araújo Silva, Ravenna Alves Ferreira, Wana Maria de Souza; e as professoras Deborah Santana Pereira, Girlaine Souza da Silva Alencar e Mira Raya Paula de Lima, do campus de Juazeiro, receberam o prêmio Mulheres na Ciência.
Segundo Girlaine é uma honra fazer parte do Instituto Federal do Ceará, uma instituição que reconhece o valor das mulheres que contribuem para sua consolidação na área de pesquisa. “A mulher, por si só já traz para si muitas atribuições, dentre elas a capacidade de gerar outro ser, amamentar e cuidar. Com o empoderamento feminino, trouxe para si outras: o trabalho formal, o protagonismo da luta por direitos, igualdade e a busca por seu lugar na pesquisa. Por ser resiliente, a mulher consegue fazer tudo sem perder a essência de mulher-mãe”, destaca.
A professora Mira Raya salienta que essa iniciativa representou uma ação importante para a valorização das mulheres e apesar de ser uma premiação com ranking, não seguiu um perfil competitivo, congregando todas as servidoras e alunas presentes. “Essa ação faz parte de um programa de valorização das mulheres e acompanhou o lançamento de um aplicativo de combate ao assédio”, complementa. A aluna do curso de engenharia ambiental, Lucineide Gomes, destaca que esse prêmio servirá também para despertar o entusiasmo e interesse de mais mulheres para se engajarem nas atividades de pesquisa desenvolvida na instituição.
De acordo com a estudante do curso de Educação Física, Ravena Alves, por meio deste prêmio o IFCE contribui para a reflexão e o debate acerca do papel da educação na igualdade de gênero, especialmente no que tange à valorização da inventividade e criatividade das mulheres. “Esse é um dos caminhos para a construção de uma ciência justa e igualitária”, diz. A docente Deborah Santana concorda que valorizar o fazer científico e a importância das mulheres no mundo da ciência é essencial.
Todas alunas e professoras presentes no campus receberam medalhas de ouro. A 1ª edição do Prêmio Mulheres na Ciência teve como objeto principal valorizar, elevar, estimular e reconhecer o protagonismo feminino das pesquisadoras servidoras e estudantes no âmbito das ações de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFCE.
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte