Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa faz mapeamento da vulnerabilidade do Crajubar à Covid-19

Publicada em 30/04/2020 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:12

O grupo de pesquisa de Mecânica dos Solos, Pavimentação e Geotecnologias (LMS&P) do IFCE - campus Juazeiro, está realizando uma pesquisa para mapear, com o apoio da cartografia, a vulnerabilidade do Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) à Covid-19.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Antonio Ribeiro, o objetivo é desenvolver um índice de vulnerabilidade epidêmica, ou seja, um indicador que mostre a fragilidade de uma determinada área sofrer maiores impactos com a doença, através do mapeamento de fatores sócio-econômico-demográficos como saneamento, renda, idade, habitação, pavimentação, índice de escolaridade, número de coabitações, acesso a saúde, número de desempregados, entre outros. O docente explica que os resultados podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de combate ao novo coronavírus e para o planejamento relativo a futuras pandemias.

Como resultado intermediário, o grupo de pesquisa divulgará semanalmente a evolução da doença por meio de mapas de densidade de pontos (kernel) dos casos confirmados, suspeitos, notificados e suas relações espaciais e com a sociedade.  Os produtos desta semana podem ser vistos nas Figuras 1 e 2, que mostram respectivamente os mapas de casos confirmados e casos suspeitos. "Esses mapas são importantes para observação do comportamento e da conscientização da população durante esse período de isolamento social, para a compreensão do comportamento  espacial do espalhamento da doença e para o desenvolvimento de estratégias de combate à doença, tanto pelo poder público, quanto pela população", destaca Ribeiro.

Até ontem (29), a Covid-19 infectou mais de 73.000 de cidadãos brasileiros, com mais de 5.000 óbitos. No estado do Ceará o número de infectados já passa de 7.000, levando a óbito mais de 400 cearenses. O triângulo Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) contabilizou ontem 25 casos confirmados e mais de 400 casos suspeitos notificados, sem nenhum registro de óbito.

Figura 1 – Mapa de densidade dos casos confirmados de Covid-19 no Crajubar.

Figura 2 – Mapa de densidade dos casos suspeitos de Covid-19 no Crajubar.