Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE inicia a I Jornada STEAM & English do Cariri

A programação segue até quarta (26)

Publicada em 25/05/2021 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:10

O campus de Juazeiro do Instituto  Federal do Ceará realizou ontem (24) a abertura da I Jornada Científica STEAM & English do Cariri. O evento on-line transmitido pelo canal do Youtube da instituição contou com a presença do cônsul para assuntos de educação, cultura e imprensa do Consulado Geral dos EUA no Recife, Jeffrey Lodermeier.

 O cônsul falou sobre as ações do consulado desenvolvidas no Nordeste voltadas à área de educação e destacou que o projeto aprovado pelo campus foi um dos dez selecionados de todo o país pelo Programa STEAM & English Immersion Brasil, uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) com o objetivo de  identificar, valorizar e apoiar projetos de implementação, difusão de novas ações voltadas à prática de STEAM integradas a língua inglesa. 

Lodermeier salientou que a Jornada do IFCE inclui workshops de inglês científico para os participantes com trabalhos aprovados, estímulo à participação feminina na ciência através de uma premiação específica, acesso da comunidade surda ao evento e ampliação do acesso aos estudantes das escolas públicas da região."Parabéns pela iniciativa e esforços", disse.

O assessor de relações internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque, relembrou o histórico da instituição como agente da inclusão. "Ações como esta são pioneiras, é a I Jornada (...) O que fizemos na nossa história no processo de inclusão dos menos favorecidos, essa é a nossa jornada, é uma instituição que vai além da responsabilidade social. Nós temos a obrigação social de transformar as nossas comunidades, transformando cidadãos em agentes de transformação e assim transformando as nossas regiões, e nos aproximando de grandes nações como os EUA, podemos crescer juntos", salientou. 

A professora da USP, Roseli de Deus Lopes, ministrou a palestra de abertura com  o tema "Ciência e sociedade: inclusão e empoderamento". Ela enfatizou a importância da aquisição ativa de conhecimentos, lembrando que é um desafio antigo da educação. Roseli lembrou que a ciência está presente na vida de todos e precisamos interpretar o conhecimento científico para aplicá-lo na  vida. "Promovendo na escola, na comunidade, uma mentalidade positiva e dando acesso às tecnologias que apoiem a busca de conhecimentos, a colaboração, a descoberta, a capacidade de inventar e criar, assim consigo ter pessoas empoderadas, que vão contribuir para a sociedade com inovação social", disse.

Durante o relato de experiência, o estudante da Wake Forest University (nos EUA), Juliano Ribeiro Filho,  selecionado pelo Projeto Líderes Estudar 2019, contou as experiências que o conduziram ao sonho de estudar em outro país. Juliano ganhou medalhas em diversas olimpíadas científicas, em 2015 representou o Brasil em uma competição científica na Índia e voltou pensando em como poderia impactar a sua comunidade. "A ciência realmente mudou a minha vida", diz. A programação do dia foi encerrada com a mesa-redonda "STEAM como ferramenta de aprendizagem", ministrada pelos professores Junio Moreira (IFCE), Maurício Antônio (Seduc) e Luiza Valdevino (Seduc).

Sheyla Graziela - campus Juazeiro