Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudantes realizam plantio na Horta Solidária do campus

O projeto permite à comunidade interna plantar, regar, adubar e colher

Publicada em 02/02/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:11

Tamareira, capim santo, boldo-do-chile, cana-de-macaco, erva-cidreira, malva, mirra. Esses são só alguns exemplos das mudas plantadas hoje na Horta Solidária do IFCE- campus Juazeiro por estudantes das disciplinas de agroecologia e ecossistemas (do curso de bacharelado em engenharia ambiental), além de voluntários de outras disciplinas.

 A ação faz parte do projeto Horta Solidária, coordenado pela professora Girlaine Alencar, que tem como objetivo proporcionar aos alunos e servidores da instituição o  contato com agroecologia e com a produção sustentável. “Esse projeto também possibilita vivências a crianças, que vêm conhecer a horta, seus cheiros e sabores”, destaca a docente.

A aluna Ana Beatriz Araújo, do segundo semestre, conta que a professora explicou como os estudantes deveriam plantar as diferentes espécies e os grupos foram divididos, uns ficaram responsáveis pelas mudas de frutíferas, outros por flores e plantas medicinais. “A gente está ajudando aqui com o maior prazer.  Ela apresentou o projeto pra gente no primeiro dia de aula e eu super gostei”, fala.

Já a aluna Larissa Vieira explica que aprendeu sobre a cana-de-macaco, uma espécie que ainda não conhecia, além de saber mais detalhes sobre frutíferas, hortaliças e flores. “No nosso curso precisamos conhecer o nome das plantas e como cultivar. Além de contribuir para nossa experiência, ainda temos a parte da solidariedade, dessa produção coletiva”, diz.   

Pedro Henrique da Silva, do terceiro semestre, diz que o mais interessante para ele foi conhecer novas espécies de plantas, alguns métodos de plantio e perceber como as plantas interagem entre si no meio ambiente, pois existem locais apropriados para cada espécie e elas podem ficar próximas a outras de forma harmônica. “Na agroecologia folha não é sujeira, folha é adubo”, ensina Girlaine.

Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte