Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Crianças do Orfanato Jesus Maria José visitam horta solidária do IFCE

Os produtos cultivados na horta são utilizados no restaurante acadêmico do campus

Publicada em 27/04/2018 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:10

Dezesseis crianças do Orfanato Jesus Maria José(OJM) participaram de uma experiência singular na tarde de ontem (11) no campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará. Em um momento de convivência  com a natureza e seus aromas, elas tiveram a oportunidade de conhecer, plantar mudas e contribuir  com o projeto de extensão "Horta Solidária".

Após conhecerem  cada espécie de planta cultivada na horta, com o acompanhamento e explicações dos monitores voluntários do curso de engenharia ambiental, as crianças com idade entre 8 e 12 anos plantaram alecrim e outras ervas medicinais na mandala de tijolos ecológicos existente no local. O estudante do curso de Construção de Edifícios, Danilo Acácio, falou sobre a importância de fabricar e utilizar tijolos ecológicos para redução da emissão de gases poluentes. "Toda ação gera uma reação. O uso desses tijolos diminui  a poluição, assim construímos da melhor forma. Vocês vão plantar aqui hoje e ficará para a posteridade", destaca.

Segundo a  coordenadora do projeto, professora Girlaine Alencar, a proposta da horta solidária é dispor de um espaço no campus em que qualquer membro da comunidade interna possa plantar, regar, adubar e colher, de uma forma despretensiosa, participando dessas atividades sem usufruir de uma forma direta da produção. "Com o projeto  de extensão nós trazemos crianças das escolas públicas e particulares para uma vivência,  partilhamos tudo que estamos aprendendo nesse projeto, assim, elas percebem que podem montar hortas com suas famílias, mesmo em pequenos espaços", acrescenta.

Ana Luísa tem 10 anos e aprovou a visita: "Achei a horta muito legal, aprendi como cuidar das plantas e que não podemos usar produtos industrializados", conta. O aluno do curso de Engenharia Ambienta, Felipe Evlinton,  falou sobre a compostagem, salientando que é uma forma de imitar a natureza, aproveitando os resíduos como restos de frutas, verduras, casca de ovo, em benefício da própria horta.  

 Alguns itens da produção como coentro, cebolinha e condimentos são utilizados no restaurante acadêmico do campus, o capim santo, erva-cidreira e outros tipos de ervas são usados no preparo de chás que chegam aos setores administrativos da instituição.

De acordo com a freira, Irmã Zenilda Maria, do orfanato Jesus Maria José, a vista do IFCE se une à ideia do projeto do OJM "Criança Construindo Cidadania", que trabalha preparando as crianças para estudar e  progredir por meio do estudo e da construção de novos conhecimentos. "Tenho certeza que após essa visita eles vão querer fazer uma horta em casa e lá no orfanato", diz.

O Orfanato Jesus Maria José foi fundado em 1916 pelo Padre Cícero e desde aquela época contribui para a formação de crianças e adolescentes de Juazeiro do Norte-CE.

Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte