Campus de Juazeiro recebe material para instalação de usina solar
A previsão é que o sistema comece a funcionar em setembro de 2020
Publicada em 01/04/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 11:09

O Instituto Federal do Ceará assinou em janeiro deste ano o contrato para a implantação de 126 usinas fotovoltaicas em 30 campi da instituição. A empresa responsável pelo projeto e instalação do sistema iniciou ontem (31) a entrega no campus de Juazeiro dos módulos para geração de energia. Serão instalados nove módulos para geração, compostos de placas fotovoltaicas e inversores trifásicos de energia elétrica.
No sistema fotovoltaico, os painéis solares instalados reagem com a luz do sol produzindo energia elétrica e em seguida um inversor converte a energia solar dos painéis (corrente contínua) em energia que poderá ser utilizada no local da instalação (corrente alternada) , fazendo com que a energia excedente gere créditos com a distribuidora de energia elétrica.
Segundo o fiscal do contrato, professor Manuel Edervaldo Souto Araújo, o sistema em condições favoráveis com dia claro e boa incidência solar sobre os painéis deverão produzir aproximadamente 130kW de potência elétrica ativa, o que corresponde a 48% da atual demanda de potência elétrica do campus à distribuidora de energia.
De acordo com o coordenador de infraestrutura do campus de Juazeiro, professor Cícero de Alencar Leite, a implantação desse sistema trará vários benefícios, como a redução dos custos com energia, a utilização de energia limpa e a possibilidade de auxiliar nas aulas práticas do Curso Técnico Subsequente em Sistemas Energia Renovável. Ele destaca que a empresa deverá realizar o serviço no prazo de dez meses e a ordem de serviço foi aberta em janeiro deste ano.
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte