Campanha incentiva preservação de acervo
Ideia é dialogar com leitores e leitoras sobre cuidado com livros por meio de informações e oficinas
Publicada em 18/05/2018 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:26
De acordo com a bibliotecária responsável pela administração do acervo da biblioteca do campus, Jamile Fernandes, a iniciativa envolverá uma série de ações de conscientização, através de peças de divulgação em diversos formatos midiáticos, com o objetivo de dialogar com a comunidade acadêmica acerca da necessidade de adotar atitudes que colaborem com a preservação e conservação do acervo bibliográfico. “Entendemos essa campanha como uma ação de sustentabilidade, de resguardo do nosso patrimônio cultural e científico, pensando na geração atual e nas gerações futuras.”, afirma.
Cuidados necessários
Segundo Jamile Fernandes, algumas atitudes simples podem fazer muita diferença na vida útil de uma obra, como, por exemplo, proteger os livros em dias de chuva e da umidade. “Evitar o uso inadequado, por exemplo. Assim como a utilização de clipes, dobrar, amassar, mutilar as obras. Importante evitar também a proximidade de alimentos e água. Esta atitude ajuda a afastar os insetos e roedores, que podem produzir perfurações, manchas e doenças.”, explica. A bibliotecária adverte também que é preciso procurar manusear as obras sempre com as mãos limpas e evitar umedecer o dedo com saliva para virar as páginas.
Oficina de restauro de obras
O planejamento da campanha CUIDE BEM DO LIVRO! prevê sua extensão para além do cotidiano de empréstimo de livros do campus, com a realização de oficinas, uso das mídias sociais, rádio, meios impressos, dentre outros suportes. “Nossa primeira ação será uma divulgação nas redes sociais, site e rádio de dicas de cuidados com os livros. Mas pretendemos estender as ações com a elaboração de oficinas de restauro de obras, confecção de material informativo impresso, entre outros.”, adianta a bibliotecária.
Valor subjetivo
Para os próximos meses, há a previsão de aumento do acervo, com a chegada de um número significativo de livros à biblioteca, atendendo ao crescimento do campus do IFCE Jaguaribe. Desta forma, ressalta Jamile Fernandes, é importante que a comunidade interna e externa se atente às atitudes diárias de preservação e conservação do livro. “Precisamos pensar o acervo de bibliotecas públicas, como a nossa, como um patrimônio de todos. Quando eu evito fazer um grifo simples num livro, estou pensando que o próximo leitor não terá sua leitura sugestionada por mim e terá uma experiência de leitura sem interferências”, descreve Jamile Fernandes. “Criamos assim, uma cultura de sustentabilidade e gentileza com os próximos leitores. Vivemos em tempos onde poucos pensam no próximo e isso diz muito sobre que tipo de sociedade estamos construindo”, conclui.
Acompanhe a campanha CUIDE BEM DO LIVRO! nas mídias sociais do IFCE Jaguaribe.
www.instagram.com/ifcejaguaribe