IFCE lança Cartografia dos Neabis e Napnes - 2021
Atualmente, o instituto possui 27 Napnes e 27 Neabis em pleno funcionamento, assegurando expressiva atenção às referidas questões.
Publicada em 13/08/2021 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:16
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) são grupos formados por servidores do IFCE dedicados a pensar e executar ações que promovam desde discussões a melhorias concretas em prol dessas pautas. Atualmente, o instituto possui 27 Napnes e 27 Neabis em pleno funcionamento, assegurando expressiva atenção às referidas questões.
A cartografia, em seu processo de elaboração, além de apresentar um histórico de evolução dessas pautas dentro do IFCE, buscou identificar a real e atual situação dos núcleos no que se refere ao funcionamento, perfil de seus gestores, infraestrutura. Também focou, com base nas respostas obtidas por meio dos formulários, em apontar melhores períodos, frequência, dias e turnos para realização de reuniões.
Nesse contexto, a cartografia apresenta resultados e encaminhamentos fundamentados na tabulação das respostas, necessários para o transcurso das ações da Proext, especificamente da Coordenadoria de Acessibilidade e Diversidade Étnico-Racial (CAD), junto aos núcleos. Dentre estas ações, constam reuniões ordinárias, reuniões técnicas, assessorias, eventos e diálogos sobre funcionamento, formações, projetos e atividades relacionadas às pautas, fundamentais para existência e resistência destes espaços.
Clique aqui e confira a Cartografia dos Neabis e Napnes do IFCE - 2021