Estudante de Iguatu representa Ceará na Omif
O estudante Humberto dos Santos, do 2º ano do Ensino médio, concorreu com alunos de 1º, 2º e 3º anos e obteve destaque na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif)
Publicada em 25/07/2019 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:16
“No começo, eu acabei vindo somente porque meus amigos vinham. No começo eu não sabia se queria realmente vir”, começa Humberto Pereira dos Santos, de 17 anos, ao lembrar das aulas preparatórias para a II Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) oferecidas pelo IFCE-campus Iguatu. O que começou com um momento de partilha de estudos entre os amigos, gerou frutos e Humberto acaba de ser aprovado para a segunda fase da Olimpíada a ser realizada no Rio de Janeiro.
Esta é a primeira vez que o campus Iguatu participa da competição. Para o chefe do Departamento de Ensino do campus, Francisco Héber da Silva, o resultado do rapaz superou as expectativas. “Foi de certa forma surpreendente porque o estudante está na primeira metade do segundo ano do Ensino Médio de Informática e se deparou, por exemplo, com conteúdos vistos lá no terceiro ano”, diz.
Segundo Héber, o preparo para a competição mobilizou estudantes dos cursos integrados de Agropecuária, Agroindústria, Informática e Nutrição e Dietética. Ao todo, 30 estudantes participaram do treinamento semanal para a primeira fase. “Resolvemos problemas e discutimos soluções porque o objetivo das competições é incentivar os estudantes na área de Matemática para que eles tenham mais apreço por essa área de conhecimento”, conclui.
OBMEP
Além do resultado obtido na 2º Omif, o campus Iguatu também obteve um bom resultado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ao todo, 31 alunos do Ensino Médio dos cursos integrados foram aprovados para a segunda fase da competição. A próxima fase será realizada em setembro.