Enactus IFCE de Iguatu é finalista em editais da Ford e Nufarm
Com os projetos Mudas e Mudas + a equipe de estudantes colabora para a autonomia de pequenos produtores
Publicada em 12/05/2020 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 15:16
Em mais uma conquista, o Time Enactus IFCE Iguatu se destaca em premiações nacionais de projetos de colaboram com desenvolvimento de comunidades locais. Em 2020 a equipe foi finalista em dois prêmios: no projeto “Ford C3: Construindo Comunidades Sustentáveis” e no edital do “Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio”. O resultado foi anunciado no final de 2019 no encontro Regional da Enactus Brasil em dezembro.
Para o líder do time, Francisco Allyson da Silva, o reconhecimento a demonstra o compromisso do time em evoluir e ampliar a atuação no desenvolvimento da coletividade. Para ele trata-se de “um reconhecimento que vai além da esfera nacional, pois levaremos esperança transformando a vida de nossos beneficiados através dessas conquistas”. Em quatro anos de iniciativa, o projeto Mudasjá impactou diretamente mais de 8 mil pessoas, entre estudantes de escolas públicas, famílias e pequenos produtores.
Ford C3
No edital da Ford C3, os times foram desafiados a utilizar a ação empreendedora para encontrar formas de impulsionar a mobilidade social. O time de Iguatu, que está entre os quatro finalistas com o projeto Mudas, tem como missão promover uma agricultura sustentável para pequenos agricultores do interior do Ceará por meio de uma tecnologia acessível, 90% mais barato que os de mercado. Por ter sido um dos selecionados, a equipe iguatuense foi beneficiada com um investimento de US$5 mil, da Ford Motor Company Fund.
Nufarm
No Prêmio Nufarm o time Enactus do IFCE Iguatu concorre com o projeto Mudas+, programa desenvolvido na comunidade Salsa/Quixelô-CE, em que, através da ação empreendedora, o time empodera 80 familias da comunidade em cinco eixos: capacitação técnica, kit de irrigação e produção de alimentos, construção de laboratório de informática, feira do campo + linha de alimentos exclusivos e escalabilidade do negócio. Os projetos serão beneficiados com bolsa-auxílio de R$2 mil e têm acesso a benefícios como a orientação remota, participação no Team Training Conference da Nufarm, visitas presenciais e muito mais.