Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Jovens são foco de Maio Amarelo

As palestras defendem trânsito mais humanizado

Publicada em 12/05/2016 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:16

Alunos do campus de Fortaleza participaram nesta quinta-feira, 12, de  palestras educativas ministradas por representantes estaduais da Polícia Rodoviária Federal e do Detran. A ação é parte da campanha de sensibilização sobre os riscos no trânsito,  executada nos campi do IFCE, por meio da campanha Trânsito: Lugar de Educação, integrando o movimento Maio Amarelo.

Na oportunidade, os representantes da PRF e do Detran, respectivamente, Clésio Rocha e Tiago Reial, alertaram o público jovem sobre a importância do cuidado e da atenção no trânsito, levando em conta não só os motoristas, mas também os pedestres,  elementos mais frágeis dessa cadeia. De acordo com os especialistas, a juventude não pode mais continuar cometendo os mesmos erros  de hoje e o poder público sozinho não tem condição de humanizar o trânsito, sem a mudança de mentalidade de quem participa dele. Os índices são alarmantes e indicam que 43 mil pessoas morrem, por ano, e 126, por dia, no Brasil.

O diretor de Extensão do campus de Fortaleza, Gilmar Lopes, destaca que os discentes da unidade serão multiplicadores das informações para a família e demais pessoas de sua convivência. "A preservação da vida, também no trânsito, faz parte do processo educativo dentro e fora da escola.Não podíamos deixar de apoiar o Maio Amarelo", defende.

A representante da Diretoria de Assuntos Estudantis do IFCE, Dalva Barrocas, lembra que um dos princípios da instituição federal é a formação do cidadão, por isso, o Instituto Federal do Ceará vem trabalhando a educação no trânsito e, levando o tema aos campi em diversos momentos, inclusive convidando a sociedade a participar.