Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

IFCE e Politécnico do Porto reforçam parcerias

Pesquisas e intercâmbio na área do turismo estiveram em pauta

Publicada em 13/04/2022 Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:09

O IFCE recebeu nesta segunda-feira, dia 11, o professor Flávio Ferreira, presidente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto. Em visita ao campus de Fortaleza, ele participou de reunião técnica com docentes do eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer de Aracati, Baturité, Canindé, Fortaleza, Guaramiranga e Ubajara.

Na ocasião, foram discutidas parcerias entre as instituições nas áreas de pesquisa e extensão. De acordo com Flávio Ferreira, a hotelaria e o turismo não são áreas tradicionais de pesquisa. "É bastante difícil os nossos professores desenvolverem projetos de pesquisa que sejam reconhecidos internacionalmente, e para isso precisamos adquirir mais massa crítica. Então, a parceria será fundamental para projetar mais os resultados", destaca.

"Uma visita in loco como essa nos abre portas e janelas. É quando os pares conversam e se conhecem mais amiúde, com apresentações mútuas, troca de experiências e perspectivas de como podemos avançar nessa parceria internacional", acrescenta Gutenberg Albuquerque, assessor de Relações Internacionais do IFCE.

Também estava em pauta a expansão das ações de mobilidade acadêmica, que hoje é realizada com os discentes, para professores e técnicos administrativos. O entendimento do presidente Flávio Ferreira é de que as duas instituições podem aprender juntas com as boas práticas e as experiências que ambas têm nas áreas do turismo e da hotelaria.

Visão compartilhada pelo assessor de Relações Internacionais do IFCE de que há oportunidades para avançar na capacitação dos servidores. Ele destaca, ainda, que a Rede de Institutos Politécnicos Portuguesa e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica são próximas. "Somos uma instituição catalisadora. As ações exitosas que, por exemplo, são desenvolvidas entre o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Federal do Ceará têm um grande potencial para se expandir para o restante da Rede Federal", ressalta Gutenberg Albuquerque.

A programação contou ainda com bate-papo do professor Flávio Ferreira com os estudantes sobre intercâmbio e com relato de experiência do ex-bolsista do programa IFCE Internacional, Fernando Costa, aluno do curso de Gastronomia do campus de Ubajara.

Além dos conhecimentos técnicos que ele adquiriu na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, Fernando Costa destacou a vivência cultural do intercâmbio. "É uma oportunidade incrível para nós alunos, principalmente para aqueles que não têm condições econômicas, e é uma oportunidade que o IFCE está dando para a gente. É um mundo que você vive", conta Fernando Costa.

A visita técnica, coordenada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), prosseguiu nesta terça-feira, dia 12, nos campi de Baturité e de Guaramiranga.

Entenda a parceria
O IFCE e o Instituto Politécnico do Porto mantêm parceria desde 2015, quando foi firmado um memorando de entendimento entre as instituições. Nesses 7 anos, já foram enviados 14 estudantes intercambistas de diversos campi do Ceará pelo programa IFCE Internacional para o Instituto Superior de Engenharia do Porto e para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Por Manuella Nobre (Fortaleza)