Fortaleza conquistou 11 medalhas na OBG
Campus mantém bons resultados na competição
Publicada em 23/10/2023 ― Atualizada em 14 de Novembro de 2024 às 16:19

Estudantes do campus de Fortaleza do IFCE conquistaram onze medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). "Nossos estudantes mantêm um histórico de bom desempenho nessa competição, e os resultados alcançados nesta edição não foram diferentes", explica a professora Núbelia Moreira.
De acordo com ela, o campus de Fortaleza inscreveu oito equipes na Olimpíada Brasileira de Geografia. Além dos ganhos de aprendizagem durante a competição, os estudantes trouxeram para casa duas medalhas de ouro e nove medalhas de prata.
Luiza Maria Barbosa, do curso Técnico Integrado em Telecomunicações e medalhista de prata, foi uma das participantes da competição. “Fiquei entusiasmada ao saber que tinha uma olimpíada tão legal que fala sobre o que eu gosto”, conta. Na OBG, os estudantes competem em equipes. Para Luiza, estar ao lado dos amigos tornou a experiência mais leve e divertida. “Esperamos ganhar ouro ano que vem”, finaliza.
Já Mirela Ribeiro, do curso Técnico Integrado em Eletrotécnica, entrou na competição, porque, além de gostar de Geografia, queria um incentivo extra para aprender o conteúdo da disciplina para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A preparação para a competição envolveu o debate de questões com a equipe dela durante o horário do almoço. O esforço rendeu a eles uma medalha de prata na competição.
Bicampeão na competição, o medalhista de ouro, Pedro Pinheiro, do curso Técnico Integrado em Química, destaca que, além de exercitar os conhecimentos nos diversos campos da Geografia, a competição estimula outras habilidades. “A experiência de entregar questões sistematizadas em um curto período de tempo é algo que exercita minha responsabilidade, organização e trabalho em equipe. Acredito que essas sejam qualidades preciosas para o futuro”, pontua.
A Olimpíada Brasileira de Geografia acontece desde 2015, sendo organizada por várias instituições de ensino superior brasileiras como a Universidade Federal de Alfenas e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Por Manuella Nobre (Fortaleza)